Todos os brasileiros a partir de 16 anos têm até o dia 4 de maio para pedir a primeira via do título de eleitor ou regularizá-lo.
Para votar nas eleições deste ano de 2022 o eleitor precisa estar com o título em mãos e o registro regular no Tribunal Superior Eleitoral. O prazo vai até dia 4 de maio, 150 dias antes do primeiro turno de votação. O procedimento pode ser feito pela internet.
O primeiro turno da votação está marcado para 2 de outubro. Já o segundo, onde for necessário, ocorrerá em 30 de outubro. “Para evitar contratempos, é importante solicitar a primeira via ou regularizar o título o quanto antes, pois, nos últimos dias do prazo, a procura pelo serviço é alta”, afirmou o TSE.
A Lei das Eleições (Lei nº 9.504/97 – artigo 91) determina o fechamento do Cadastro Eleitoral 150 dias antes de cada pleito. Nesse período, as pessoas podem resolver pendências como transferência de domicílio eleitoral ou outras decorrentes de ausência ou justificativa nas três últimas eleições.
Outra maneira de consultar eventuais pendências junto à Justiça Eleitoral é por meio do aplicativo e-Título. A ferramenta também pode ser utilizada como título eleitoral digital, substituindo o documento em papel no dia das eleições.

A urna eletrônica, alvo de tantos ataques e de outro tanto de defesa vai ser usada nas eleições de 2022. (Foto: arquivo do TSE).