Rodolfo Juarez
Aos poucos, como de costume, os partidos políticos estão apresentando para o eleitorado amapaense os seus pré-candidatos que deverão concorrer ao cargo de governador do Estado do Amapá no dia 2 de outubro, em primeiro turno, e no dia 30 de outubro, caso haja necessidade de haver nova eleição.
Já são conhecidos 3 candidatos apontados pelos seus respectivos partidos e um que, apesar de não ter sido indicado pelo partido no qual está filiado, o PROS, já está se apresentando como pré-candidato.
Entre os que já receberam a “bênção” de pré-candidato pelo partido aos quais já estavam filiados ou se filiaram na agremiação partidária no dia da apresentação, estão:
LUCAS ABRAÃO, pré-candidato pela Rede Sustentabilidade (REDE), com 29 anos, atual suplente de deputado federal, pastor desde 2015 e que já exerceu o cargo de secretário de Desenvolvimento Econômico e Assistência Social, no município de Macapá;
CLÉCIO LUÍS, pré-candidato pelo Solidariedade ao Governo do Amapá, com 49 anos, traz no curriculum político os cargos de vereador e de prefeito pelo município de Macapá com dois mandatos seguidos. Clécio já pertenceu ao Partido dos Trabalhadores (PT), ao partido Socialismo e Liberdade (Psol), Rede Sustentabilidade (REDE) e agora Solidariedade. Estava sem partido desde 2020 quando se desligou da REDE.
PIEDADE VIDEIRA, pré-candidata pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), é professora, com 49 anos, é mestre, doutora e tem pós-doutorado em Educação, professora do Curso de Pedagogia na Universidade Federal do Amapá. Disputará a sua primeira eleição.
JAIME NUNES, pré-candidato ao Governo do Amapá, mesmo ainda não sendo anunciado pelo seu partido, mas se encontra em pré-campanha desde o começo do ano. Tem 63 anos, é empresário do comércio e, nessa área, um dos maiores empregadores no Estado. É o atual vice-governador do Estado e sempre afirma que não está brigado com o Governador Waldez Góes, muito embora não seja um frequentador assíduo na sala do vice-governador reservado no Palácio do Setentrião.
Outros partidos ainda deverão anunciar, depois do dia 2 de abril, quando se encerra a temporada de troca de partidos para os não detentores de mandato, ou eleitores com transferência de domicílio eleitoral.
Em 2014 foram 7 (sete) candidatos ao Governo do Estado, que dividiram, no primeiro turno, 383.015 votos válidos (nominais + de legenda); em 2018 foram apenas 5 (cinco) candidatos ao Governo do Estado que dividiram, no primeiro turno, 397.007 votos válidos.
Em 2014, no segundo turno, o candidato do PDT venceu o candidato do PSB por 220.256 x 143.311; em 2018, o candidato do PDT se reelegeu, derrotando, mais uma vez o candidato do PSB por 191.741 x 174.540.
O PDT ainda não anunciou se vai concorrer ao cargo de Governador do Estado, já o PSB já anunciou Piedade Videira como sua pré-candidata.