Josiel Alcolumbre – Jornalista

Foi comemorado no dia 19 de abril, o Dia do Exército Brasileiro, em memória da Batalha dos Guararapes, que ocorreu no dia 19 de abril de 1648, no estado de Pernambuco. As comemorações tiveram início no dia 17 de abril e se estenderam até a noite do dia 19.
Formatura, entrega de medalhas militares e diplomas de colaboradores eméritos do Exército foram os destaques acontecidos durante solenidade conduzida sob a coordenação do comandante da 22.ª Brigada de Infantaria de Selva Foz do Amazonas.
A solenidade, em comemoração do Dia do Exército, também marcou, com destaque, os 374 anos da Batalha dos Guararapes, apresentada como berço da história do Exército Brasileiro. Ocorreu também, na mesma solenidade, a formatura dos soldados que passarão a integrar a 22.ª Brigada.
Em resumo, o general João Gobert descreveu a batalha dos Guararapes e sua importância para o Exército Brasileiro. Disse: “O Exército se amalgamou na batalha dos Guararapes, na expulsão dos invasores holandeses do nordeste brasileiro e, naquela ocasião, vimos algo muito importante e é o que nos faz como povo de diferentes culturas, diferentes raças. Naquela ocasião, índios, negros libertos, escravos, portugueses e europeus se juntaram e combateram o exército mais forte que existia a época das Ilhas Ocidentais, atual Holanda. É um momento festivo para nós, por exaltar o nome do Exército Brasileiro”.
Por isso, durante sua longa e sólida trajetória, o Exército tem participado intensamente da história do País e, especialmente, da Amazônia. Uma das principais tarefas é empregar a defesa contra possíveis ataques externos. No Brasil, a Amazônia torna-se, pela tropa, um dos mais visados campos de prováveis invasões.