Os 261 policiais que foram incorporados na quarta-feira, 6, serão distribuídos aos diversos batalhões da corporação.
Na quarta-feira, 06/04, o governador Waldez Góes, anunciou que está prevista para esta semana a contratação das bancas responsáveis pelos novos concursos do Corpo de Bombeiros (CBM/AP) e da Polícia Militar (PM/AP). O anúncio aconteceu durante a formatura de 261 soldados que serão distribuídos pelos batalhões da PM.
Os novos policiais estavam no Curso de Formação de Soldados (CFSD) 2021, que iniciou em agosto e teve oito meses de duração. A turma recebeu o nome de “Soldado Ranolfo Silva Alcântara”, em homenagem e a preservação da memória do policial que morreu em janeiro de 2022, ao tentar evitar um assalto, em Macapá.
“Temos uma polícia cada vez mais preparada e mais presente na comunidade. Estamos mantendo os investimentos permanentes em infraestrutura, tecnologia, pessoal e valorização, e na próxima terça-feira, 12, faremos a contratação da banca para a realização de um novo concurso da PM”, disse o governador.
Sobre o novo certame para a PM, Waldez detalhou que a exigência de altura mínima para os candidatos será reduzida. Quanto à formação, será exigido o ensino médio, pois, ao concluir o curso de CFSD, o aluno sairá com a graduação de nível superior tecnólogo em Segurança Pública. Outra novidade, é que será o primeiro concurso com uma turma de 600 alunos para o Curso de Formação.
Hoje, dia 11/04, acontecerá a aula inaugural do Curso de Formação de Sargentos dos Bombeiros e da Polícia Militar, gerando mais oportunidade de qualificação, formação e de crescimento dentro das instituições e melhor prestação de serviços para a sociedade.

Amapá, referência na segurança pública
Durante a formatura, o secretário de Justiça e Segurança Pública, Coronel Carlos Souza, fez um balanço dos investimentos do governo no setor.
“Esses novos soldados vão ampliar o efetivo e garantir melhor serviço para a população amapaense. Somos referência para outros estados, como Pernambuco, que virá ao Amapá para acompanhar como conseguimos realizar 15 obras na segurança ao mesmo tempo, modernizamos o nosso parque tecnológico e o Centro Integrado de Operações e Defesas Sociais, captação e execução de recursos” disse o secretário.
De acordo com o comandante geral da PM/AP, coronel Paulo Matias, houve obstáculos, mas todos foram superados e foi possível realizar o curso e garantir mais policiais para o efetivo da Polícia Militar do Amapá.
Com os 261 novos soldados, o governo dá continuidade nos investimentos do programa Estado Forte Povo Seguro, um reforço no efetivo para garantir a segurança da população amapaense e combater o crime e a violência em todo o estado.

São 261 novos policiais militares que ingressam na corporação e entram, imediatamente, em atividade. (Foto: Albenir Souza).