Empresa ofereceu cursos de pedreiro, armador de estrutura metálica, eletricista de instalações, soldador e carpinteiro de obras

Na terça-feira (12/04), mais de 70 moradores do Oiapoque concluíram os cursos de qualificação profissional do projeto social Transformando com Energia, oferecidos gratuitamente pela Voltalia, empresa produtora de energia renovável, em parceria com a CWSE. Ao todo, foram realizados cinco treinamentos, entre eles eletricista de instalações, carpinteiro de obras e pedreiro.

O projeto Transformando com Energia foi criado em 2021 pela Voltalia, diante da necessidade de mão de obra especializada nos locais em que a empresa possui empreendimentos em construção.

A conclusão dos cursos abre um leque de oportunidades para o mercado de trabalho da região, uma vez que os alunos poderão concorrer a futuras vagas em obras da Voltalia e de outras empresas no município. “Executar um projeto que promova a qualificação profissional é também levar esperança de um futuro melhor. Acreditamos que os cursos oferecidos fazem a diferença não só na carreira como também na vida pessoal destas pessoas”, afirmou Robert Klein, CEO da Voltalia no Brasil.


Robert destacou ainda a participação das mulheres nos cursos. “Como nosso intuito é melhorar o ambiente no entorno dos nossos empreendimentos, atingindo todos os agentes da sociedade, foi uma grata surpresa saber que 20% dos inscritos são do público feminino, uma vez que conhecemos a luta das mulheres por condições de trabalho iguais as dos homens. Isso reforça não só o empoderamento feminino em escolher a profissão desejada, mas também o crescimento da presença delas em áreas antes dominadas por homens”, completou o executivo.


A Voltalia já possui em operação, na região, uma usina termelétrica de 12 MW (megawatts), uma usina solar de 4 MW e está iniciando a construção de uma Pequena Central Hidrelétrica (PCH), com capacidade instalada de 7,5 MW, que vai completar o sistema híbrido do Oiapoque.