Já está publicada a lista dos 26 partidos políticos, regularmente registrados do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá. Os partidos que já apresentaram os pré-candidatos ao cargo de Governador do Estado são: REDE (Lucas Abraão), Solidariedade (Clécio Luís), PSB (Piedade Videira) e PSD (Jaime Nunes).

PL NO AMAPÁ
O PL no Amapá, o partido do candidato Jair Bolsonaro ao cargo de presidente da República, é o partido de José Carlos Carvalho Barbosa (Kaká Barbosa), n.º 22, que é o representante do partido no Tribunal Regional Eleitoral, conforme lista recente de registro no tribunal local que lista 26 partidos.

AS NOVIDADES
As novidades como presidente estadual de partido para as eleições de 2022 são Davi Alcolumbre, no União Brasil, n.º 44; Carlos Lobato, no PROS, n.º 90, e Jean Melo, no AGIR, n.º 36. O AGIR foi fundado em 1985 e registrado definitivamente em 1990. Criado como Partido da Juventude (PJ), sendo renomeado em 1989 como PRN.

GENTE NOVA NA GESTÃO PARTIDÁRIA
Apesar da imensa maioria dos dirigentes de partidos ser formada por políticos tradicionais, há uma minoria que resolveu assumir responsabilidades e formar no comando de partido importantes, como é o caso de Vicente Crua, ex-PDT, que agora responde pela Secretaria Geral do PROS, trabalhando com Carlos Lobato. Ambos são advogados.

PARTIDOS QUE ESTÃO NO PODER
O PDT (12) que está no comando do Governo do Estado, tendo o governador, e o CIDADANIA (23) que está no comando da Prefeitura da Capital, ao que tudo indica, não terão candidatos ao Governo do Estado. Já estão bem encaminhadas as negociações para apoiamento: PDT tende a seguir com Clécio Luís e o CIDADANIA, com Jaime Nunes.

PESQUISAS & ENQUETES
As regras duras propostas pela Justiça Eleitoral estão inibindo os institutos locais a apresentarem, publicamente, as suas pesquisas, muito embora, tanto enquetes como pesquisas eleitorais proliferem por aí, mas para consumo interno dos partidos e dos pré-candidatos. Até agora não valeu a pena publicar. É o que parece.