O Mês Mundial de Conscientização do Autismo, será lembrado por uma programação especial durante este mês, com a campanha “Semana Azul”.
A programação começou ontem, dia 18 e vai até o dia 22, sexta-feira, com o objetivo de abordar sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), os desafios que as pessoas enfrentam, além de levar informação à população sobre os serviços ofertados pela Rede Municipal de Atenção à Saúde.
A solenidade de abertura da “Semana Azul” ocorreu às 8h de ontem, com uma blitz educativa em frente ao portão da antiga ICOMI, na avenida Santana e em frente à Farmácia Droga Rei, no bairro Provedor, quando houve distribuição de panfletos sobre o tema e a programação.
Nos dias 20, amanhã, quarta-feira, e dia 22 de abril, sexta-feira, das 8h às 12h, a programação será voltada às famílias de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), atendidas pelos serviços ofertados no Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil – CAPSi e Centro de Reabilitação Mário Dias Tavares – CER. Haverá atividades educativas, oficinas terapêuticas, teatro, jogos, roda de conversa e café da manhã.
Para a secretária Municipal de Saúde, Ithiara Madureira, a Semana Azul despertará a atenção para a busca de mais possibilidades e ferramentas que diminuam barreiras enfrentadas pelas pessoas com TEA: “É uma programação conjunta que eleva a importância de falar sobre o diagnóstico precoce e as formas de tratamento, além de mobilizar e divulgar mais sobre o atendimento multiprofissional e os serviços disponibilizados pela Atenção Básica. É fundamental que as famílias participem!”, convidou.
Toda a programação será realizada em conjunto entre as Secretarias Municipais de Saúde, Assistência Social, Educação, de Políticas Públicas para as Mulheres, Políticas Públicas para a Juventude e Fundação de Cultura, com apoio do Grupo Elos e Associação Santanense de Pais e Amigos dos Autistas – ASSANDE.

A solenidade de abertura aconteceu ontem com uma blitz educativa em frente ao portão da antiga ICOMI. (Foto: arte AranViajes).