Material atende cerca de 500 pessoas por até três meses. Os insumos são parte do trabalho desenvolvido através do programa Vigidesastre.
O Governo do Estado através das equipes da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS-AP) segue prestando apoio, junto com as demais equipes do Governo, na assistência e monitoramento da situação das cheias que atingem o Vale do Jari. Na sexta-feira, 22, foram entregues kits de medicamentos e insumos para o atendimento de 500 pessoas afetadas pelo desastre na região durante três meses.
Os insumos são oriundos do programa Vigidesastre, da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde. O programa prevê a elaboração de Planos de Preparação e Resposta para Emergências em Saúde Pública para direcionar estratégias através do trabalho de estados e municípios.
Desde o dia 18 de abril, as equipes da SVS acompanham a situação das cheias nos municípios de Laranjal e Vitória do Jari, com assessoramento técnico às prefeituras e monitoramento. Os insumos entregues nesta sexta foram solicitados pelas equipes, que viram a necessidade de assistência em saúde aos dois municípios.
Os kits entregues nas Secretarias de Saúde de cada município são compostos por 32 itens de medicamentos e 16 itens de insumos estratégicos para combater diversas doenças infecciosas, como leptospirose, hepatite A, diarreias, dengue, tétano acidental, febre tifoide, cólera, de doenças respiratórias, de acidentes com animais peçonhentos.
As ações ainda preveem cooperação e garantia de mais recursos, de acordo com a necessidade.

Os kits, entregues nas secretarias de saúde dos municípios, são para atender até 500 pessoas por três meses na região do Vale do Jari. (Foto: Ascom/SVS).