A pesquisa é de 2019 e entre as pessoas de 18 anos ou mais, 94,1 se declararam heterossexuais

No Amapá, entre as pessoas de 18 anos ou mais, 94,1% se declararam heterossexuais; 2,8% homossexuais ou bissexuais; 3,1% não sabiam sua orientação sexual ou não quiseram responder.
17 mil não quiseram responder ou não sabiam sua orientação sexual, número maior que o total das que se declararam homossexuais e bissexuais (16 mil).
2,1% se declararam homossexual ou bissexual no Sudeste, e 1,5% no Nordeste.
Dado foi coletado pela primeira vez pelo IBGE. Resultados são divulgados em caráter experimental e acompanham experiências internacionais semelhantes.
A PNS não coletou dados sobre identidade de gênero, mas o IBGE estuda metodologia para incluir esse tema em suas pesquisas.
Cerca de 16 mil pessoas se declararam homossexuais ou bissexuais, no Amapá, em 2019, o que correspondia a 2,8% da população adulta, maior de 18 anos. Já 17 mil não sabia sua orientação sexual ou não quiseram responder.
Os dados divulgados esta semana pelo IBGE, são da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) – Quesito Orientação Sexual, que investigou, pela primeira vez, e em caráter experimental, essa característica da população brasileira.
Em 2019, havia 557 mil pessoas de 18 anos ou mais no Amapá. Desse total, 94,1% se declararam heterossexuais; 2,8% homossexuais ou bissexuais; 3,1% não sabiam sua orientação sexual ou não quiseram responder.

17 mil não quiseram responder
A pesquisa destaca também que 3,1% da população de 18 anos ou mais (ou 17 mil), no Amapá, respondeu não saber sua orientação sexual ou não quiseram responder, número maior que o total da população que se declarou homossexual ou bissexual (16 mil).
“O número de pessoas que não quiseram responder pode estar relacionado ao receio do entrevistado de se auto identificar como homossexual ou bissexual e informar para outra pessoa sua orientação sexual”, analisa a coordenadora da pesquisa, Maria Lucia Vieira.

Sudeste e Nordeste
No Sudeste, 2,1% das pessoas adultas se declaram homossexuais e bissexuais, 1,9% no Norte e no Sul, 1,7% no Centro-Oeste, e 1,5% no Nordeste.

17 mil não quiseram responder ou disseram que não sabiam sua orientação sexual, maior que o total que se declararam homossexuais ou bissexuais (16 mil). (Gráfico/ Pesquisa IBGE).