O senador Davi foi quem garantiu os recursos que possibilitaram a construção da carreta funcional e muito útil.
A carreta itinerante da Defensoria Pública do Amapá será ferramenta primordial para garantir direitos, facilitar acordos e promover cidadania ao povo amapaense.


A declaração é do senador Davi Alcolumbre (AP), líder do União Brasil, que participou, na sexta-feira, dia 29/04, da entrega da unidade móvel, em Macapá. Também participaram do evento o governador Waldez Góes e a líder da bancada federal no Congresso, deputada Aline Gurgel (Republicanos).
Já em funcionamento e totalmente equipada para atender por todo o estado, especialmente em locais onde há dificuldade de acesso a serviços de assistência jurídica gratuita, a carreta foi uma conquista direta do esforço e da dedicação do senador Davi para a população regional.
O parlamentar destinou recursos de R$ 1,5 milhão para o projeto se tornar realidade e levar benefícios jurídicos para a população em diferentes pontos do estado.
“É um dia histórico para a Defensoria Pública e para o Amapá. A carreta vai poder ficar em um bairro, em um distrito, enfim, em uma região importante do estado, como a zona rural onde mais de 50 comunidades não têm acesso a esse tipo de serviço”, destacou Alcolumbre.
A carreta itinerante conseguirá atender até 100 pessoas por dia, com possibilidade de realizar até 20 atendimentos simultâneos, inclusive em locais onde não há acesso à internet, telefonia ou energia elétrica uma vez que o veículo possui gerador próprio. “As pessoas que não podem pagar por um advogado, agora, terão acesso a esse tipo de serviço tão fundamental que a Defensoria Pública desempenha. Estou muito feliz por ter participado desse projeto tão relevante para o estado”, frisou Alcolumbre.

A carreta da Defensoria Pública do Estado do Amapá foi entregue e já está servindo à população. Davi cumprimenta agentes públicos e figuras da população. (Fotos: Ascom/Senador Davi).

A atuação do parlamentar recebeu, inclusive, o reconhecimento da própria Defensoria Pública do AP que, no dia 25 de março, homenageou e agradeceu publicamente o senador pelo empenho no projeto “carreta itinerante”.
“Mais uma vez quero reiterar muita alegria e orgulho de ter participado diretamente da concretização deste sonho para o estado do Amapá. A carreta itinerante é um marco para a população do nosso estado, principalmente aos mais carentes, que muitas vezes não têm acesso à assistência jurídica gratuita ou por morarem longe dos órgãos que a oferecem ou por não terem acesso a determinados tipos de serviços, como a própria internet”, ressaltou Davi Alcolumbre.