Os moradores dos municípios vizinhos também serão atendidos. Previsão superar a marca de mais de mil intervenções durante o mês de junho.
O Governo do Amapá iniciou esta semana, as cirurgias de catarata e pterígio (carne crescida) do programa ‘Mais Visão’ no município de Tartarugalzinho, no norte do estado.
A previsão é que, diariamente, sejam realizados entre 70 e 80 procedimentos, chegando a mais de mil intervenções durante o mês de junho. Também serão atendidos na cidade pacientes que participaram das triagens nos municípios de Amapá, Calçoene, Ferreira Gomes e Pracuúba.
O programa montou uma estrutura com duas salas para cirurgias, uma para cada procedimento. Também há salas de exames, consultas pré e pós-operatórias, garantindo a qualidade da assistência aos pacientes.
Tartarugalzinho é o quarto município a realizar cirurgias do Mais Visão, que já passou também por Oiapoque e Laranjal do Jari, além de Macapá, onde mantém uma unidade fixa de atendimento para casos de maior complexidade.

Pacientes dos municípios de Amapá, Calçoene, Ferreira Gomes e Pracuúba também estão sendo atendidos sem nenhum prejuízo aos atendimentos em Macapá. (Foto: Halanna Gama).

Como agendar?
Pacientes interessados em agendar avaliação no município de Tartarugalzinho podem enviar a solicitação através do WhatsApp para o número (96) 98403-0143.
Nos casos de catarata, é preciso enviar fotos dos documentos de identificação, CPF, cartão do SUS e laudo do médico oftalmologista comprovando a doença. Caso o paciente seja maior de 50 anos o laudo não é necessário.
Para pterígio, é obrigatório o envio do laudo para todas as faixas etárias, entretanto, serão aceitos laudos expedidos por médicos de qualquer especialidade. A equipe deverá entrar em contato informando a data do agendamento em até 24 horas.
Caso seja detectado que o paciente precise passar por outros procedimentos, além de catarata e pterígio, ele será encaminhado para a unidade dos Capuchinhos, em Macapá, que é a responsável pelo tratamento de outras doenças da retina que exigem maior complexidade.

Mais Visão
O programa é fruto de uma parceria do Governo do Amapá com o Centro de Promoção Humana Frei Daniel de Samarate (Capuchinhos), e conta com recursos destinados pelo Governo do Amapá e pelo senador Davi Alcolumbre.
Iniciado em setembro de 2020, o Mais Visão já realizou mais de 361 mil atendimentos, entre consultas, cirurgias e atendimentos e acompanhamento pós-cirúrgico.