Vários marqueteiros políticos perceberam, segundo eles mesmos, que a palavra “partido” estava muito desgastada junto ao eleitorado e passaram a tirá-la do nome. Foi assim que o PMDB perdeu o “P” e virou MDB, nasceram também REPUBLICADOS, PODEMOS, CIDADANIA, entre outros.

DEPOIS DAS RECENTES MUDANÇAS
Depois das mudanças de nomes de alguns partidos, fusões de outros e incorporações de alguns, o MDB passou a ser o partido político com o registro no Tribunal Superior eleitoral mais antigo, em 30 de junho de 1.981.

REUNIÃO DO PDT
Aconteceu na sexta-feira, dia 20 de maio, a reunião do PDT para indicar as suas vontades políticas, com relação à formação de uma frente democrática, onde indicará, em convenção, os nomes de Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) e Clécio Luís (SOLIDARIEDADE), respectivamente, para o senado da República e o Governo do Estado.

AO MESMO TEMPO
Ao mesmo tempo em que, noutra parte da cidade, naturalmente, havia a reunião do CIDADANIA, presidida pelo prefeito da Capital, Antônio Furlan, para antecipar a sua pretensão de apoiar Jaime Nunes (PSD) para o Governo do Estado. Em troca Furlan quer a sua esposa de vice.

CONVENÇÕES
Os partidos políticos, a partir do dia 18 de julho, podem realizar as convenções partidárias para definir coligações (eleições majoritárias), e candidatos. As convenções se entendem até do dia 5 de agosto.

MAIS NOVO E O MAIS VELHO
Os pré-candidatos ao cargo de governado do Estado têm entre 29 e 62 anos. O mais moço é o pré-candidato da REDE, Lucas Abraão, com 29 anos; e o mais velho é o candidato do PSD, Jaime Nunes, com 62 anos. Clécio Luís, do SOLIDARIEDADE, e Piedade Videira do PSB têm 49 anos; enquanto o Professor Gean Franco do PSTU, tem 48 anos, Gesiel Oliveira, do PRTB tem 44 anos.