Josiel Alcolumbre – Jornalista

O Banco da Amazônia está completando 80 anos de atividade. Fundado no dia 9 de julho de 1942 como Banco de Crédito da Borracha e, em 1966 mudou a nomenclatura para Banco da Amazônia, uma empresa de capital aberto.
O Banco da Amazônia é uma sociedade de economia mista com sede em Belém do Pará e com área de cobertura de toda a Amazônia Legal: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins (Norte), Maranhão (Nordeste), Mato Grosso e Distrito Federal (Centro-Oeste) e São Paulo (Sudeste).
No dia 14 de junho participei das comemorações dos 80 anos que o Banco celebrou aqui no Amapá. O superintendente regional Edmundo Bernaldino e a gerente local Joana Lima foram os anfitriões do evento que contou cm a participação dos clientes e convidados especiais, em um dos locais mais icônico de Macapá, a Fortaleza de São José de Macapá.
Um dos braços econômicos mais fortes para a Região Norte é o FNO, um programa do governo federal que há mais de 30 anos fomenta o desenvolvimento dos sete estados da Região.
Os programas de financiamento administrados pelo Banco da Amazônia seguem diretrizes do Ministério do Desenvolvimento Regional e considera, em todos os seus aspectos, a realidade ambiental da região.
Além de se constituir uma oportunidade para a gestão do Banco se comunicar com os seus clientes e os clientes em potencial, foi um momento aproveitado para demonstrar os diversos serviços que o Banco da Amazônia pode prestar para o cidadão da Amazônia, como os financiamentos voltados para a produção de energia limpa.
O BASA, como é popularmente conhecido, é uma instituição que tem a responsabilidade de juntar esforços e conquistar confiança para melhor aproveitar os insumos que podem ser explorados na Amazônia e a partir dela.