A capacidade da nova unidade é de 620 partos mensais, entre normais e cesárias, além de 1.200 atendimento de urgência e emergência obstétrica.
Com a realização de intervenções e ampliações significativas na infraestrutura, assim como a contratação de profissionais especializados, o Governo do Estado entregou ontem, dia 27/06, a entrega da Maternidade Bem Nascer – Dra. Euclélia Américo, que amplia a capacidade de atendimento da rede de saúde obstétrica e neonatal no Amapá, em torno de 60%.
Foram mais de R$2,6 milhões investidos na requalificação da unidade, com a construção de centros cirúrgicos, unidades de terapia intensiva (UTI) e outras fundamentais, que não constavam na estrutura inicial, recebida em 2015.
A perspectiva é de que a Maternidade Bem Nascer absorva 60% da demanda do Hospital da Mulher Mãe Luzia (HMML), unidade de referência do Estado em neonatologia, obstetrícia e ginecologia, com capacidade para realizar mensalmente 620 partos entre normais e cesáreas, além de 1.200 atendimentos entre urgência e emergência obstétrica.
A nova unidade também terá capacidade para 3.500 atendimentos para triagem neonatal, que consistem em testes do pezinho, orelhinha, coração, olhos e linguinha, e outros 6.000 exames de análises clínicas, além de serviços de nutrição, psicologia, fisioterapia, serviço social, fonoaudiologia e enfermagem.
Para atender toda a demanda, o local contou, ainda, com a contratação de 416 profissionais de saúde e 200 trabalhadores para atuarem na área de apoio.
O secretário de saúde, João Mendes, informou ainda, que a partir da contratação de uma Organização Social de Saúde (OSS), houve adequação no prédio para torná-lo um dos maiores centros de atendimento neonatal, obstétrico e ginecológico da rede estadual.

Com equipamentos modernos a Maternidade Bem Nascer, Dra. Euclélia foi inaugurada na segunda-feira passada, dia 27/06/2022. (Foto Marcia Pinheiro/Gabriel Maciel).