Com a polarização da pré-campanha para presidente da República, também por aqui, tudo indica que haverá polarização na campanha para governador do estado. Começo de maio 6 pré-candidatos foram anunciados pelos seus respectivos partidos; 45 dias depois, pelo menos dois partidos desistem de apresentar candidatos ao cargo: PSB e Rede.

PSB DESISTE
Em carta a pré-candidata apresentada pelo PSB, Piedade Videira, comunica aos colaboradores (as) e apoiadores (as) do projeto coletivo de pré-campanha ao governo do estado do Amapá, que desde o dia 03/06, logo após o anúncio da retirada da pré-candidatura, vinha enfrentando dificuldades de diálogo e acesso ao presidente estadual do PSB.

REDE TAMBÉM DESISTE
A Rede Sustentabilidade-Amapá, se apresentando como uma alternativa à política implementada pelo presidente da República e avaliando como destacada atuação do senador do partido, desiste de apresentar candidato ao governo do Amapá e retira o nome do pré-candidato Lucas Abraão da possibilidade de disputa pelo governo do Amapá.

MOVIMENTAÇÃO
É grande a movimentação nos bastidores dos partidos políticos e federação de partidos para a definição da nominata que levará à convenção que tem o período de 20 de julho a 5 de agosto para bater o martelo e definir os candidatos. Alguns pré já manjaram que não têm chance e seriam “bucha” e desistiram. Outros vão até o fim.

FEDERAÇÕES
São três as federações que obtiveram registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). São as seguintes: PSB + CIDADANIA; PSOL + REDE; PT + PC do B + PV. Para se fazer conjecturas: PSB tem Capiberibe e o CIDADANIA tem o prefeito Furlan. Quem diria o socialista Capi apoiando o capitalista Jaime.

DE VOLTA AO MESMO NINHO
Por aqui o PSOL e a Rede Sustentabilidade sempre andaram juntos por afinidade, agora têm que andar juntos por decisão superior. Nesse ambiente estão dois deputados estaduais
disputando votos: Cristina Almeida (PSB) e Paulo Lemos (PSOL).