Equipamento foi transportado pelo avião KC-390, o maior da América do Sul em transporte de cargas.

A CEA Equatorial realizou neste sábado, 23, a implantação de um transformador de alta potência no município de Oiapoque. Esse equipamento tem a função de proporcionar maior continuidade no fornecimento de energia na região. O transporte foi feito pelo avião KC-390, da Força Aérea Brasileira (FAB). A aeronave é a maior da América do Sul em transporte de cargas.
O transformador chegou no município no final da manhã deste sábado. As equipes operacionais da empresa atuaram na instalação do equipamento na subestação que atende a cidade.
Foi montada uma força-tarefa para o transporte do transformador, que possui 3,6 toneladas. Devido à sua grandiosidade, estudos técnicos apontaram que não seria possível fazer o transporte do equipamento por meio de via terrestre.
A logística organizada pela Força Aérea Brasileira e a equipe técnica da CEA Equatorial contou com a estrutura de empilhadeiras e guindastes, tanto para o embarque em Macapá, como para o desembarque em Oiapoque.


O transformador foi energizado na manhã desse domingo, 24, e promoverá uma maior qualidade e confiabilidade ao sistema, evitando que eventuais interferências externas na rede de distribuição, venham a interromper o fornecimento de energia.
O município de Oiapoque fica localizado no extremo norte do Amapá, a 590 quilômetros de Macapá. É o único dos 16 municípios do Estado que é atendido por um sistema isolado de energia.