Rodolfo Juarez
Está se constituindo uma verdadeira dor de cabeça para os que são afetados, a insistência e a persistência de espertalhões que querem tirar vantagem, enganando aposentados e pensionistas, os que recebem o Auxílio Brasil e empregados públicos, fazendo chegar aos seus e-mails, principalmente, avisos falsos informando que ganharam prêmios, tiveram crédito aprovado, depósito em conta e mais uma infindável série de falsas informações sobre a relação daqueles com os respectivos bancos.
Apenas em dois dias recebi “comunicados”, via e-mail, da loja Marisa, do Banco do Brasil, da Vivo, dois da Caixa Econômica Federal, dois da Serasa, e mais dos bancos Inter, Pan, entre outros.
O texto que vem construído é extremamente convincente e orienta para que o recebedor dos “avisos” tecle em um botão eletrônico que faz parte da comunicação fraudulenta, para “ver pontuação”, conhecer dados do “PIX” da remessa, “ver saldo atual”, “coletar vale prêmio”, “aprovar depósito”, “recusar depósito”, “coletar prêmio”, etc.
Instituições como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Marisa, Vivo, entre outras, com as quais se tem natural relacionamento de confiança, parece que não estão levando a sério a situação e os menos avisados e até os bem avisados, naquele “minuto de bobo” podem clicar no botão e escancarar as suas contas bancárias para os bandidos que contam exatamente com esse vacilo.
Os e-mails que recebi são de alex@ualbr.com, ual mesmo, enviando em nome da Caixa Econômica Federal (dois, na sexta e no sábado), da Serasa (dois, na sexta e no sábado), da Vivo (um, na sexta). O outro e-mail é “alicd@criarcurriculobr.com”, em nome do Banco do Brasil (um e-mail) e da Marisa (um e-mail).
Um que eu recebi, no dia 16 de julho, às 20h01, como se vindo do Bradesco e que tinha o seguinte texto: “Preciso te informar. BRADESCO. Olá, Rodolfo. Meu nome é Leonardo, sou gerente do Banco Bradesco. Através deste e-mail, venho te informar que enviamos o cartão solicitado para o endereço que nos informou no cadastro. No entanto o cartão não foi entregue pois não havia ninguém para receber no local. Isso porque se trata de um cartão de alto limite e, então necessita de uma melhor segurança. Sendo assim saiba que vai ser necessário vir até nossa agência para poder buscá-lo. Clique.
Não cliquei, mas fiz o print da mensagem e mantive contato com o meu gerente no Bradesco que me respondeu por mensagem de voz: “Olá, seu Rodolfo, boa tarde, tudo bem? Não procede essa informação (e segue a mensagem que arquivei para eventuais necessidades).
O fato é que a situação é preocupante, pois vai que no momento de bobeira se clique e o bandido se aproveite. O prejuízo é certo!