Sistema de candidaturas permite consultar informações sobre candidatas e candidatos, além de oferecer dados sobre contas eleitorais
A Secretaria Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá recebeu os primeiros requerimentos de registro de candidaturas para as eleições de outubro de 2022.
O partido REPUBLICANOS, que realizou convenção no dia 20 de julho, cumprindo os prazos estabelecidos na Legislação Eleitoral, encaminhou para o TRE Amapá o Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários – DRAP, documento que reúne a Ata da convenção, lista de filiadas e de filiados, percentual de gênero e os pedidos individuais para os cargos de deputado estadual e deputado federal.
No total o partido requereu o registro de 21 candidatos ao cargo de deputado estadual, dentre os quais 9 candidatas e 12 candidatos. A agremiação pode, ainda, requerer o registro de 4 vagas remanescentes para preencher o máximo de 25 candidatos.
Para o cargo de deputado (a) federal, foram protocolados o total de 9 requerimentos de registro de candidaturas, sendo 3 pedidos de candidatas e 6 de candidatos.
De acordo com o Calendário Eleitoral, os partidos políticos, federações e coligações têm até o dia 15 de agosto para encaminhar os requerimentos de candidaturas. Os pedidos de registros aos cargos de governador (a) e vice-governador (a), senador (a) e suplentes, deputados (as) federais e deputados (as) estaduais deverão estar julgados pelos respectivos Tribunais Regionais até o dia 12 de setembro.
A partir do pedido de registro, as candidatas e os candidatos obterão, no prazo máximo de 3 dias, o CNPJ para abertura de conta bancária e arrecadação de recursos de campanha.

O primeiro partido a pedir o registro de candidatura de seus candidatos foi o Republicanos. (Fonte e Arte: Assessoria de Comunicação/TRE-AP).