Josiel Alcolumbre – Jornalista

Já foram realizadas as convenções pelos partidos que lançam chapas para disputar as 37 vagas oferecidas nas eleições de outubro aqui no Estado do Amapá. Os cargos são os seguintes: governador, vice-governador, senador, 1.º suplente de senador, 2.º suplente de senador, 8 na Câmara Federal e 24 na Assembleia Legislativa do Estado. Agora resta esperar até ao último requerimento dos respectivos registros.
Desde agora, entretanto, os candidatos já se preparam para a campanha que começa no primeiro segundo do dia 16 de agosto. Até o último momento do dia 15 de agosto os partidos e as federações vão acompanhar o julgamento dos seus candidatos, sabendo que neste momento estão aguardando julgamento.
Tensão, atenção e comprometimento, são esses indicativos que o representante do partido ou federação (no caso das eleições proporcionais) e coligações (no caso das eleições majoritárias) precisam levar consigo até que a “missão” esteja concluída e as candidatas e os candidatos tenham recebido o OK e o registro de cada candidatura esteja liberado.
Os eleitores estão ansiosos e muitos deles completamente indecisos e aguardam a divulgação dos nomes e do número de cada um dos candidatos para, então, encaminhar a sua preferência, deixando a decisão para depois da campanha.
As eleições de outubro estão caminhando, pelo menos por aqui, pacificamente. Basta considerar como foi o processo de escolha das candidatas e candidatos, muito embora aqui e acolá tenha sido divulgado rusgas que são próprias deste momento em que os partidos e as federações divulgam os nomes que estarão na disputa pelas vagas oferecidas.