As denúncias de peculato e extorsão feitas pelo SETAP despertaram a ira dos dirigentes municipais do setor.
Após denúncia de peculato e extorsão, Prefeitura suspende licença de empresa de ônibus e cria caos no transporte público. Buscando esclarecer os fatos o SETAP solta s seguinte NOTA DE REPÚDIO:
“O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amapá (Setap) se solidariza com a população de Macapá e esclarece que os responsáveis pelo caos no sistema de transporte público são a Prefeitura de Macapá e a Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac), que de forma criminosa e arbitrária suspenderam a licença da empresa Sião Thur, sem que houvesse plano estratégico e emergencial para cobertura das linhas.
A retirada da empresa não obedeceu ao devido processo legal e foi baseada em retaliação política após denúncias de peculato e extorsão, feitas contra gestores municipais. Não houve sequer planejamento quanto ao número de ônibus disponíveis por outras empresas que operam no sistema para cobertura das linhas da Sião Thur. Se houvesse, a CTMac atentaria que não há frota suficiente para cobrir a ausência da Sião Thur.
Além do transtorno que está sendo causado à população pela Prefeitura, trabalhadores rodoviários estão sendo coagidos pela CTMac e temem ficar sem empregos, eis que as empresas remanescentes não conseguem absorver as centenas de funcionários que ficarão desempregados.
O Setap já está tomando as medidas judiciais para combater as ilegalidades e requerendo apuração do Ministério Público e da Corregedoria do Município acerca das denúncias de peculato e extorsão. Nós confiamos na Justiça. Décio Melo, presidente do SETAP”.

A empresa Sião Thur no núcleo do furacão que leva o transporte coletivo de Macapá a viver um caos. (Foto: Waldemir Ribeiro/Ônibus Brasil)