Rodolfo Juarez

Hoje a seleção brasileira de futebol profissional inicia um novo ciclo, com nova comissão técnica que tem à frente o treinador Fernando Diniz.

Desde 2002 que o Brasil não vence a Copa do Mundo da FIFA, quando da campanha memorável no Japão e na Coréia. Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho, Rivaldo e companhia marcaram seus nomes na história do futebol mundial em uma campanha histórica. Lembremos: o caminho para o penta brasileiro teve sete jogos – nos quais a Amarelinha se saiu muito bem, com um aproveitamento de 100% – ou seja, não perdeu nem empatou nenhuma partida.

De lá para cá, tentativas e tentativas e lá se foram 20 anos sem título, sem festa e sem a alegria que os brasileiros demonstram quando apoiam a seleção penta campeão do mundo.

Hoje, no Estádio Mangueirão, em Belém do Pará, a seleção brasileira de futebol profissional estreia nas eliminatórias sul-americanas disputadas com as seleções dos outros nove países do Continente. A primeira seleção que os brasileiros vão enfrentar, mirando a classificação é a Bolívia.

Nas eliminatórias para a Copa de 2022 o Brasil venceu as duas partidas contra o adversário de hoje. A primeira jogando em La Paz, o Brasil venceu por 4 x 0; a segunda, jogando no Brasil, a seleção venceu por 5 x 0.

Nos últimos 10 jogos, a derradeira vitória da Bolívia aconteceu em 11 de outubro de 2009, pelas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010, e a empate mais recente foi um 0 x 0 registrado no dia 5 de outubro de 2017, em jogo válido pelas eliminatórias da copa do mundo de 2018. Nos últimos 10 jogos entre Basil x Bolívia estão anotados 6 vitórias do Brasil, 3 empates e 1 vitória da Bolívia.

Durante os 8 anos sob o comando de Tite a seleção não chegou a uma final de Copa, ficando em 6.º lugar na Copa de 2018 e em 7.º lugar, na Copa de 2022, no Qatar. Agora a esperança da torcida brasileira é que o Brasil, depois de 24 anos, em 2026, volte ao topo.

Fernando Diniz é tido, havido e anunciado pela própria Confederação Brasileira de Futebol (CBF) como técnico interino, enquanto aguarda a definição de um técnico europeu.

Fernando Diniz chamou seis profissionais para os trabalhos com a seleção brasileira para as Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. Diniz contará com os auxiliares Eduardo Barros e Wagner Bertelli, além do preparador físico Marcos Seixas, todos do Fluminense, onde o treinador também atua.

Eduardo e Wagner devem fazer parte da comissão fixa de Diniz na seleção brasileira. Marcos, a princípio, foi chamado para as duas primeira partidas das eliminatórias sul-americanas. Fernando Diniz também convidou o auxiliar Dado Cavalcanti, técnico que está sem clube, o preparador de goleiros Marcelo Carpes, do Corinthians, e o fisiologista Luis Fernando de Barros, do São Paulo.

Depois de enfrentar a Bolívia hoje a 21h45, a seleção brasileira vai à Lima, no Peru, enfrentar a seleção peruana no dia 12 de setembro. Esse jogo começa às 23:00 horas, no horário de Brasília.

Nem tudo é novo na seleção brasileira. Os convocados para esses primeiros dois jogos já são conhecidos da torcida jogando pela seleção ou por terem seus nomes cogitados ou em lista de convocação para os recentes jogos.

Os brasileiros, depois de tantos fracassos nas competições mundiais, estão ressabiados com a seleção, entretanto, bastará um bom jogo ou um placar folgado para tudo vire a favor do técnico estreante e os jogadores já conhecido pela maioria.