Sague tipo O- e O+ e A+ estão em falta, inclusive para cirurgias eletivas, o que não pode acontecer.

O estoque está em estado crítico para algumas tipagens sanguíneas (Foto: Gabriel Maciel e Paolla Gualberto/SESA).

Com estoque em estado crítico, o Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) está convocando os doadores de sangue e pessoas aptas a realizar a doação. A medida é necessária para manter o estoque suficiente para as demandas dos hospitais do Amapá, especialmente para cirurgias eletivas.

Segundo o diretor-presidente do Hemoap, Eldren Lage, atualmente, os dados apontam que há uma variação de 30 a 50 doações por dia.

Todos os doadores cadastrados e aqueles que têm interesse em ser um doador, estão sendo chamados para auxiliar na tarefa. Há necessidade de que venham para manter o estoque e continuar atendendo às necessidades dos que precisam de sangue.

A chefe do Serviço de Captação e Orientação Social do Hemoap, Elmira Santos, reforça que a carência para as tipagens sanguíneas O+, O- e A+.

“Precisamos dessas tipagens muito especialmente porque são as de maior demanda também. Pedimos que as pessoas doem não somente de forma direcionada, mas também espontânea, como um ato de empatia”, declarou.

 Critérios para doação de sangue

É necessário pesar acima de 50 kg; ter idade entre 16 e 69 anos; estar em boas condições de saúde; não ter testado positivo para covid-19 nos últimos 30 dias e não ter apresentado sinais ou sintomas de gripes nos últimos 14 dias. Menores de 18 anos precisam de autorização dos responsáveis.

É indispensável estar descansado e bem alimentado antes de realizar a doação. Os intervalos de tempo para doação de sangue são de 2 meses para homens e 3 meses para mulheres.

O hemocentro fica na avenida Raimundo Álvares da Costa, esquina com a rua Jovino Dinoá. O funcionamento é pela manhã, das 7h30 às 12h30. As doações de sangue podem ser realizadas por comparecimento espontâneo ou solicitadas através de agendamento via WhatsApp pelo número: (96) 98811-0200.