De imediato, começaram as fases de instalação e treinamento da equipe para manuseio.

O Governo do Estado segue investindo na modernização dos aparelhos que realizam exames de imagem na rede estadual de saúde. Esta semana o Governo do Amapá recebeu novos equipamentos de raio X e mamografia que serão instalados no Hospital de Emergências (HE) e o Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (Hcal), em Macapá.

Há mais de 10 anos sem a substituição, o HE vai dispor de um novo aparelho de raio X fixo. A responsável técnica do serviço de imagem, Iolanda Menezes, garantiu que o equipamento é mais moderno que o anterior e vai possibilitar exames mais precisos.

De acordo com a direção do HE, durante o mês de agosto foram realizados 4.188 mil exames de raio X, uma média de 130 procedimentos diários. Ainda está previsto para a primeira quinzena de outubro a entrega de um novo aparelho de ultrassom e um arco cirúrgico, essencial para a realização de cirurgias ortopédicas.

A saúde da mulher também está recebendo investimentos. No começo da semana o Hcal recebeu um novo aparelho de mamografia, que vai garantir a volta dos exames para as mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos. O equipamento, moderno, permite o atendimento de 20 pacientes por dia.

O exame de mamografia é capaz de identificar um tumor não palpável, assim como assimetrias e microcalcificações. Quanto menor o tumor ou a lesão maligna identificada, e quanto mais precoce for tratado, maiores são as chances de cura e diminuição da mortalidade.

Com a entrega dos novos equipamentos inicia-se a fase de instalação e treinamento da equipe para o manuseio dos aparelhos.

Em agosto a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) investiu R$ 17 milhões na aquisição de 42 novos equipamentos para unidades de saúde de 11 municípios, de acordo com a necessidade hospitalar de cada uma.

Entre os aparelhos, estão: raio X fixo e móvel com braço articulado, arco cirúrgico, equipamento de sistema de radiologia computadorizada, aparelho de ecocardiografia, ultrassonografia com doppler, mamógrafo, tomógrafo e equipamento de ressonância magnética.