O prédio do novo Hospital de Emergência já tem Edital lançado e 110 milhões alocados pelo senador Davi.

O Governo do Amapá apresentou na terça-feira, 17/10, o novo fluxo de atendimento do Hospital de Emergência (HE) de Macapá. Após obras de reforma, a recepção e acolhimento dos pacientes, que estavam sendo realizadas pela lateral do prédio, retorna para a entrada principal, na Rua Hamilton Silva, com um atendimento humanizado e informatizado.

A população conta com a nova entrada do HE pela Hamilton Silva (Foto: Comunicação/SESA).

Com a saúde como prioridade absoluta, em 10 meses de gestão foram revitalizados mais de 80 espaços dentro da unidade, um investimento de pouco mais de R$ 5 milhões do Tesouro Estadual. Desde o dia 2 de janeiro o HE vem passando por intervenções que ajudam a tornar o ambiente melhor para quem trabalha e, especialmente, para quem busca por atendimento.

Com o novo fluxo, os pacientes serão acolhidos e cadastrados em um sistema informatizado, através de senhas e classificação de risco. Com isso, será possível unificar as informações dos usuários em um só prontuário, que poderá ser acessado pelos profissionais em diferentes setores do HE.

O Hospital de Emergências conta, agora, com mais uma Unidade de Terapia Intensiva, aumentando a capacidade e dispondo de 10 leitos e com equipamentos que vão desde máquina de hemodiálise a desfibrilador. Foram reformadas, ainda, 19 enfermarias, além de banheiros, laboratório, corredores, salas de repouso e consultórios.

Os trabalhadores que atuam no entorno do HE também foram contemplados com novas estruturas em alvenaria. Desde as lanchonetes, passando pela tradicional banca de revista, até o ponto de táxi e mototáxi.

Na opinião dos médicos e paramédicos que trabalham no Hospital de Emergência, requalificação dos ambientes trouxeram, de imediato, um impacto positivo da unidade hospitalar, trazendo uma identidade mais leve à estrutura antiga do hospital.

Na avaliação daqueles que estão, no momento, hospitalizados no HE os serviços realizados trouxeram mais conforto para quem está nas enfermarias. Entre as primeiras mudanças significativas realizadas em janeiro, estão a instalação de 45 centrais de ar; de janelas que estavam sem a proteção contra sol e chuva; e bebedouros. O prédio também teve todo o telhado trocado por um novo.

 Novo HE

Em julho, o governador do Estado fez publicar o Edital para licitação das obras do novo Hospital, em Macapá. O investimento de mais de R$ 110 milhões vai ampliar a capacidade de atendimentos de urgência e emergência na rede pública do estado. Os recursos são de emendas articuladas pelo senador Davi Alcolumbre.

A obra será iniciada em uma área de mais de 15 mil m² para expandir os serviços prestados à população do Amapá. Inicialmente, 212 leitos entre clínicos, intensivos, de cuidados intermediários e leitos específicos da Unidade de Tratamento de Queimados serão inaugurados para a população.