Campanha nacional reforça o diagnóstico precoce para as mulheres que visitam a 52.ª  Expofeira, na Fazendinha.

Os visitantes ao Parque de Exposições da Fazendinha ganham laços que os reportam ao outubro rosa (Foto: Gabriel Maciel/SESA).

A 52ª Expofeira do Amapá, promovida pelo Governo do Estado, é um espaço amplo que além de diversão também proporciona momentos de conscientização. Um desses momentos aconteceu com o lançamento da campanha Outubro Rosa, que reúne ações de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

Uma das primeiras ações da campanha aos visitantes do Parque de exposições da Fazendinha, em Macapá, foi a distribuição de laços na cor rosa, símbolo que reforça o apoio à causa. A iniciativa ocorreu no espaço “Acolher Amapá”, da Secretaria de Estado da Assistência Social. Até o fim do mês, estão previstas diversas atividades.

Como parte da programação de abertura alguns serviços como massagens e orientações em saúde foram disponibilizados para o público presente, através de parceria entre as secretarias de Saúde e Assistência Social.

Ainda durante a abertura, a secretária de Saúde anunciou a volta dos exames de mamografia ainda neste mês de outubro ao Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (Hcal). A rede estadual também disponibiliza ultrassonografia das mamas.

O médico mastologista, Mauro Secco, reforçou que essas providências trazem muitos benefícios para as mulheres que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS).

 Outubro Rosa

O mês de Outubro já é conhecido mundialmente por ações afirmativas relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.  O movimento é celebrado anualmente desde os anos 90.

A Campanha do Outubro Rosa incentiva as mulheres a procurarem a unidade de Saúde mais próxima da residência para avaliação, solicitação do exame de mamografia e realização de preventivo.