No Amapá, dois candidatos concorrem ao cargo de presidente do Crea/AP: Engs. Civis Elias Correa e José Amarildo.

Estão confirmadas para o dia 17 de novembro, na sexta-feira, as eleições gerais para os gestores do Sistema Confea/Crea e Mútua, quando serão eleitos gestores para os seguintes cargos: presidente do Confea; presidentes dos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia, Conselheiros Federais e Suplentes das modalidades e dos grupos/categorias nos seguintes estados: Espírito Santo (Agronomia); Goiás (Elétrica); Pernambuco (Agronomia); Rio Grande do Norte (Civil) e São Paulo (Industrial).

Os engenheiros José Amarildo e Elias Correa, disputam a presidência do CREA/AP, e os engenheiros Manoel Ferreira e Paulo Roberto a Diretoria-Geral da Mútua. (Foto: CREA/AP).

E, ainda, Conselheiro Federal representante de Instituições de Ensino Superior pertencente ao Grupo Engenharia e Diretores Gerais e Diretores Administrativos das Caixas de Assistência dos profissionais dos Creas (Mútuas Regionais).

As Eleições Gerais do Sistema Confea/Crea e Mútua serão realizadas no site https://www.votaconfea.com.br/ das 8h às 19h, no horário de Brasília-DF, através de autenticação por login com CPF e senha recebida por e-mail ou SMS, ou ainda, através de certificado digital ou login com sua senha da ferramenta GovBr.

O Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) é o órgão central do sistema nacional de regulamentação e fiscalização do exercício profissional da Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia e Meteorologia, nos diversos níveis operacionais superior e técnico.

O Crea do Amapá, por exemplo, é responsável pela fiscalização de atividades profissionais nas várias  modalidades da Engenharia, Agronomia e Geociências, além das atividades dos Tecnólogos.

 

 Criada pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), pela resolução nº 252 de 17 de dezembro de 1977, a Mútua é uma sociedade civil sem fins lucrativos e seu principal objetivo é oferecer a seus associados planos de benefícios sociais, previdenciários e assistenciais, de acordo com sua disponibilidade financeira, respeitando o seu equilíbrio econômico-financeiro.

No Amapá dois engenheiros civis disputam a presidência do Crea/AP: José Amarildo Nunes Magalhães e Elias Correa dos Santos. José Amarildo disputou o cargo em 2014, quando obteve 102 votos dos 475 eleitores que compareceram e votaram. Elias Correa estreia em disputa pela Presidência do Crea.

Os pleitos do sistema Confea/Crea e Mútua, no Amapá, chamam pouca atenção dos profissionais da Engenharia, Agronomia e Geociências, medido pelos comparecimentos às eleições no Sistema. De 2012 até 2020, o comparecimento foi o seguintes: 2012 (511); 2014 (475); 2017 (556) e 2020 (549).