Embarcação com água largou do píer da Companhia Docas de Santana com destino à ilha marinha.

Na embarcação estão 5 mil garrafas de água mineral de litro e meio e a esperança da população do local (Foto: Maksuel Martins/GEA).

Na sexta-feira passada, dia 10/11, o B/M Navegação Silva, própria para navegar em mar aberto, com mais de 200 mil litros de água potável, tipo balsa, 5 mil garrafas de água mineral de 1,5 litros e 100 kits de alimentos, largou do Porto da Companhia Docas de Santana, rumo à Vila do Sucuriju, formada em uma ilha, em mar aberto, no oceano Atlântico,  pertencente ao município de Amapá.

Sucuriju é Distrito do município de Amapá e na vila residem 102 famílias, com a estimativa de 500 moradores. A Associação de Pescadores da Colônia Z4 tem um cadastro de 298 pescadores, desses apenas 150 podem pescar, conforme acordo com o ICMBio, responsável pelo controle através de monitoramento diário no período da pesca do Pirarucu. Cada pescador tem um cadastro e ao chegar tem o compromisso de fornecer as informações.

As providências do momento tratam de uma ação humanitária do Governo do Estado que reforça o atendimento às famílias que estão sofrendo com a falta de chuva e, em consequência, de água potável para o consumo da população do local.

O comandante da embarcação, Franciney Andrade, de 38 anos, é uma pessoa com experiência de navegação no trecho e já confere mais de 50 viagens para a Vila do Sucuriju, estando familiarizado com o trajeto.

A Vila do Sucuriju fica situada na foz do rio Amazonas, na costa do Amapá, no extremo Leste do estado, a 221 quilômetros da capital.

Em virtude da distância, o percurso até a comunidade pode durar 24 horas. Cinco militares do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) integram a missão: os sargentos Machado, de Jesus e Geraldo; o subtenente W. Santos e o major Raulean Amaral, comandante da operação pelo CBM.

 Ação emergencial

As ações de assistência do Governo do Amapá começaram na segunda-feira, 7, com o envio de 300 litros de água mineral até a comunidade através do Grupo Tático Aéreo (GTA).

Além disso, mais 5 mil litros de água potável, também em garrafas de 1,5 litros, foram transportados via terrestre, em um caminhão, até o município de Amapá. Em seguida, o GTA também fez o transporte para Vila do Sucuriju em escalas.

Em novembro de 2022, também houve registro de desabastecimento na região. Na ocasião, o Governo do Estado enviou água potável, produtos químicos que auxiliam no tratamento de água e caixas d’água para os moradores armazenarem maior quantidade de água e evitarem a escassez.