O governador do Amapá, Clécio Luís, o senador Davi Alcolumbre e o prefeito de Pracuuba, Júnior Leite, acompanharam importantes entregas veículos e equipamentos para trabalhadores locais. Foram entregues 250 motores de rabeta (emenda do senador Davi), duas picapes e uma voadeira (emenda da deputada Aline Gurgel).

CONQUISTAS

Depois de 32 anos um político amapaense ocupa uma das principais cadeiras na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, na condição de ministro de Estado. Waldez Góes foi o autor da conquista. Antes, em fevereiro de 2019, outro feito político dos mais relevantes: Davi Alcolumbre assumia a principal cadeira do Senado da República.

 NOTÍCIA DA GUERRA

Até o dia 7 de outubro deste ano a grande mídia nacional se voltava para a cobertura da invasão da Rússia na Ucrânia e o esforço dos ucranianos para reconquistar seus territórios ocupados. Agora a cobertura está completamente voltada para a revanche de Israel sobre o Hamas. Dá a impressão que a guerra da Ucrânia acabou. É a nossa realidade!

GUERRAS PELO MUNDO

Além da guerra Israel x Hamas e Rússia x Ucrânia, outros países estão em guerra civil ou em guerra contra vizinhos: a Etiópia está em guerra civil desde 2020; a Ucrânia, a Síria em guerra civil há 12 anos; no Sudão há o conflito em Darfur, região do Sudão, completa 20 anos em 2023, uma vez começado em 2003.

PORTAL DO SERVIDOR DE SANTANA

A prefeitura de Santana lançou o novo Portal do Servidor. O site e aplicativo foram criados pela equipe da Coordenadoria Municipal de Tecnologia (Coinf) e já está disponível no endereço www.portaldoservidor.santana.ap.gov.br. Pelo portal os servidores poderão visualizar tudo o que diz respeito à relação de emprego.

CUFA

O governador Clécio Luís assina hoje, 3/11, o termo de permissão de uso da área onde funcionará a sede definitiva da Central Única das Favelas (Cufa). O espaço fica localizado na Rua São José, no Centro de Macapá. Com uma área de 581,77 m², o lugar será totalmente reformado com recurso de emenda parlamentar de R$ 500.000,00.

DIA DA INSTITUIÇÃO DO DIREITO DE VOTO DA MULHER NO BRASIL

Um decreto assinado pelo presidente Washington Luís tornou oficial, no dia 3 de novembro de 1930, o direito de voto feminino. Ainda havia restrições: mulheres casadas só poderiam votar com autorização dos maridos; já as solteiras e viúvas só tinham permissão de ir às urnas se possuíssem renda própria. A eleição de 1933, para a Assembleia Nacional Constituinte, foi a primeira em que o direito de voto feminino foi exercido em âmbito nacional. Entretanto, foi só em 1985 que o direito de voto foi ampliado – quando os analfabetos também puderam ir às urnas. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 27% das mulheres brasileiras eram analfabetas na década de 80.