Josiel Alcolumbre – Jornalista

Na qualidade de presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Amapá e suplente de senador, integro a comitiva do governo do Amapá e do Sebrae Nacional na COP28 que acontece em Dubai, nos Emirados Árabes, no período de 30 de setembro a 12 de dezembro.

Na COP 28, o Sebrae Nacional se apresenta como instituição estratégica nos debates pelo fato de representar mais de 15,4 milhões de pequenos negócios no Brasil, que cumprem um papel estratégico e fundamental na redução de emissões de gases de efeito estufa e na implementação de práticas mais sustentáveis.

A Cúpula é o principal evento que trata de um assunto recorrente e estratégico para o mundo. A participação do Estado do Amapá é e será referência no momento de posicionar, mostrando valores e vantagens competitivas.

A importância atual cresce uma vez que está programado para ser no Brasil a COP 30, em 2025, em Belém do Pará, a primeira a ser realizada na Região Amazônica. Sem dúvidas se pode afirmar que o Amapá é o estado mais preservado do Brasil, detentor de uma rica e abundante biodiversidade, com o maior parque florestal do mundo e o maior rio de água doce do mundo.

Não resta qualquer dúvida que, em sendo assim, vale o esforço de trabalhar por atuais e outras referências. Por isso o trabalho é importante ainda mais com a perspectiva de que o Amapá será uma das subsedes da COP da Amazônia em 2025.

A COP30 na Amazônia será um forte veículo de atração, para o Amapá, de movimentação econômica oferecendo, diretamente, aos pequenos negócios ligados à cadeia de turismo, boas oportunidades de desenvolver o setor na região além de chamar a atenção dos atores internacionais para o bioma local e suas potencialidades.