Números de casos positivos sem gravidade se mantêm dentro do esperado para o período de inverno.

O Governo do Estado está reforçando a campanha de vacinação nos 16 municípios (Foto: Arquivo/SVS).

O Governo do Amapá segue monitorando os dados da Covid-19 em todo o estado e reforçando a campanha de vacinação nos 16 municípios. A vacina ainda é o método mais adequado para conter o vírus.

De acordo com a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), os números estão dentro do esperado para o período de inverno, quando aumenta a incidência de doenças respiratórias, a exemplo da gripe.

Já foram registrados 589 casos em todo o estado, a maioria em tratamento domiciliar. Um adulto e sete crianças precisaram de internação na rede pública e privada.

Mesmo controlada, os órgãos de saúde reforçam a necessidade de manter a prevenção, com medidas já conhecidas pela população, como a higienização das mãos. Em caso de sintomas suspeitos, o recomendado é buscar atendimento médico imediatamente.

“É importante esclarecer que o Governo do Amapá continua acompanhando a evolução do vírus, isso nunca parou. Monitoramos, reforçamos as campanhas de vacinação com o envio de imunizantes aos municípios, não só da Covid, mas também da gripe, muito comum neste período de chuvas”, explicou a secretária de Saúde do estado, Silvana Vedovelli.

O Governo alerta ainda sobre a circulação de notícias falsas de superlotação nas unidades hospitalares por conta da Covid. Esse tipo de conteúdo pode gerar pânico na população.

Embora a média móvel de novos casos de Covid-19 ainda esteja bem abaixo do que foi registrado na fase grave da pandemia no Amapá, o Governo do Estado traz orientações do que fazer em caso de sintomas típicos da doença, como febre, tosse, coriza, dor no corpo. Confira abaixo orientações básicas para proteger a própria saúde e a comunidade ao redor.

– Priorize ambientes arejados;

– Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel;

– Ao apresentar sintomas, use máscara;

– Em caso de sinais e sintomas procure uma unidade de saúde mais próxima;

– Em caso positivo, faça o isolamento. Essa é a melhor maneira de resguardar as outras pessoas;

– Avise as pessoas com quem você interagiu durante os 14 dias anteriores ao ter o diagnóstico positivo de Covid;

– Monitore os sintomas, na maioria das vezes, os incômodos iniciais como febre, tosse, cansaço, dor de garganta, tendem a melhorar com o tempo;

– Repouse e capriche na hidratação, mas é primordial consultar um médico se esses sintomas persistirem ou piorarem;

– Tome a vacina após a recuperação. Os imunizantes são indicados inclusive para quem já teve Covid, pois eles são uma maneira segura e efetiva de estimular o sistema imune e aumentar o nível de anticorpos.

 Vacinação

A principal forma de combater o vírus e evitar as complicações graves da doença é a vacina. Para isso, o Estado vem reforçando e antecipando campanhas de vacinação contra Covid, especialmente em crianças de 6 meses a 5 anos, público ainda com baixo índice de adesão.

Todas as salas de vacinação dos municípios foram abastecidas pelo Estado. A estratégia é uma forma de diminuir a propagação do vírus, além de auxiliar na redução dos impactos no sistema de saúde.

O Governo orienta ainda a utilização de máscaras nos hospitais e unidades de saúde. Os profissionais da área terão reforço na imunização contra a Covid-19 o que vem acontecendo desde ontem, dia 15.

“A vacina é essencial como medida de prevenção contra a Covid, suas complicações e óbitos, além de contribuir para a redução da circulação viral na população”, destacou a coordenadora estadual de Imunização, Maria Angélica Oliveira.