Já está registrado no Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Amapá – TRE/AP a Comissão Diretora Provisória do Partido da Renovação Democrática – PRD que tem como presidente Kelly Dantas de Vasconcelos e como Secretário Geral Raquel Fernandes Amaral. O PRD herdou do DEM o número 25 que será usado na urna eletrônica.

PRIMEIRA BAIXA

Mesmo sendo novel registrada, a Comissão Provisória já teve a primeira baixa. O tesoureiro geral afastou-se do cargo no dia 22/01/2024, ele que respondia pela tesouraria geral do partido no Amapá desde o dia 01/12/2023. Pouco conhecido dos eleitores, o PRD pretende lançar candidatos nas eleições municipais deste ano.

QUEM ELEGEU MAIS PREFEITOS EM 2020

O atual União Brasil, resultado da fusão do DEM com o PSL elegeu em 2020, 6 dos 16 prefeitos. 5 pelo DEM (Amapá, Laranjal do Jari, Pedra Branca, Tartarugalzinho e Vitória do Jari) e 1 pelo PSL (Mazagão). Depois do União Brasil, o PP e o PDT, cada um destes partidos elegeram 2 prefeitos: em Ferreira Gomes e Santana, o PP; e em Calçoene e Porto Grande, o PDT.

A PERFORMANCE DO PSB NAS ÚLTIMAS ELEIÇÕES

O PSB, que já foi partido de ponta no Estado do Amapá, nas eleições municipais de 2016 e 2020 tem apresentado resultados que não representam a sua história. Nas duas últimas eleições nenhum prefeito foi eleito pelo PSB e apenas 4 vereadores. Ficou muito distante, por exemplo, das eleições de 2012 quando elegeu 3 prefeitos e 27 vereadores.

ELEIÇÕES EM MACAPÁ

Em Macapá são esperados 315 mil eleitores habilitados a votar, dos quais, pelo menos 250 mil comparecerão às urnas no dia da escolha do prefeito, do vice-prefeito e dos 23 vereadores que comandarão o município de janeiro de 2025 a dezembro de 2028. Ainda está na memória do eleitor e dos candidatos a alta abstenção de 2020 quando mais de 25% dos eleitores habilitados não compareceram para votar.

206 CARGOS PÚBLICOS

Nas eleições deste ano, que será realizada no dia 6 de outubro, os eleitores dos 16 municípios vão às urnas para eleger 16 prefeitos, 16 vice-prefeitos e 174 vereadores. São 206 cargos públicos importantes que deverão estar trabalhando para colocar cada um dos municípios do Estado do Amapá na dianteira dos municípios da Amazônia brasileira.