Rodolfo Juarez
PRIMEIRA MANIFESTAÇÃO
A primeira manifestação em relação às mulheres ocorreu em Nova York, no dia 26 de fevereiro de 1909. A passeata contou com cerca de 15 mil mulheres que protestaram por melhores condições de trabalho, que na época, eram muito precárias e exploradoras. Naquele momento, não havia uma data estabelecida, mas já em fevereiro do ano seguinte, 1911, diferentes manifestações foram iniciadas.
OUTRAS MANIFESTAÇÕES
A partir de 1911, as manifestações começaram a acontecer anualmente em diferentes datas entre fevereiro e março, de acordo com cada país. No dia 8 de março de 1917, um grupo de operárias saiu às ruas para protestar contra a fome e contra a Primeira Guerra Mundial. Elas foram fortemente repreendidas e o episódio acabou dando início à Revolução Russa.
VOOS RASANTES
Começou ontem, dia 7 de março, e vai até o dia 5 de abril, a janela partidária, período em que vereadoras e vereadores poderão trocar de partido para concorrer às eleições sem perder o mandato. Na Câmara Municipal de Macapá o movimento é intenso e são esperadas, como na janela 2020, voos rasantes.
IPVA
O Governo do Amapá divulgou o calendário de pagamento do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para o exercício de 2024. O condutor tem a possibilidade de pagar a cota única até o dia 15 de março, com 20% de desconto. Outra opção é o pagamento parcelado em até seis vezes, até o dia 15 de agosto.
IMPOSTO DE RENDA
Entre março e maio de 2024, todos os brasileiros que tiveram rendimentos tributáveis acima de 24.511,92 reais em 2023 estão obrigados a entregar a declaração do Imposto de Renda. Apesar da data final para entrega do IR ser em maio, quanto antes entregar, antes vai receber a devolução quando for o caso.
PACIENTE RENAL
No dia 14 de março de 2024, segunda quinta-feira do mês, é comemorado o Dia do Paciente Renal Crônico (PRC). Esse paciente, quando no último estágio, precisa fazer hemodiálise pelo menos 3 vezes por semana, durante quatro horas por cada sessão. No Estado do Amapá residem mais de 700 pacientes com essa necessidade.
TRANSPLANTE
O Estado do Amapá é um dos dois estados da Federação Brasileira que não faz transplante. O outro é Roraima. Essa condição obriga os pacientes a terem que procurar outros centros, noutros estados, para entrar na fila e esperar um doador. São mais de 37 mil, em todo o Brasil, os paciente que já estão na fila.