Rodolfo Juarez

 NOVO CÓDIGO ELEITORAL

Na quarta-feira, dia 20, foi lido na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado o relatório do senador Marcelo Castro (MDB-PI) sobre o Novo Código Eleitoral que já foi aprovado na Cãmara dos Deputados e está em discussão no Senado. Com mais de 150 emendas o projeto traz atualizações e modificações significativas quando comparado dom o código vigentes.

DESINCOMPATIBILIZAÇÃO

Um dos pontos que deve provocar boas discussões é a da desincompatibiliza. Na proposta o relator quer que os candidatos oriundos das carreiras de juízes, procuradores, policiais e militares de um modo geral tenham que pedir exoneração dos seus cargos para concorrem às eleições. Há também proposta modificadoras no aproveitamento dos restos nas eleições proporcionais.

COPA DAS ARENAS

Começam na segunda-feira, dia 25 e vão até o dia 29, sexta-feira, as inscrições para a Copa das Arenas, um evento patrocinado pelo governo do Estado sob a orientação da Sedel. Os jogos serão realizados na arena da praça Chico Noé e os jogos serão disputados por 36 equipes sub-20, 16 equipes femininas e 20 equipes masculinas.

REDD+

O Governo do Amapá reuniu representantes de instituições nacionais e internacionais voltadas para preservação ambiental para construir o planejamento da política de Redução das Emissões Provenientes do Desmatamento e da Degradação Florestal (REDD+). Trata-se de uma iniciativa que incentiva os investimentos sustentáveis, recompensando comunidades tradicionais que preservam a floresta.

RECADASTRAMENTO

Segue com o recadastramento para o programa Passe Livre Estudantil. A ação é voltada aos estudantes das redes estadual, municipal e federal de ensino nos municípios de Macapá, Santana e Mazagão, com datas e locais específicos, de acordo com a cidade. O objetivo é incentivar os alunos a concluírem os estudos, evitando a evasão escolar.

PASSE LIVRE

Com o Passe Livre, cada aluno recebe 58 passagens na carteira, que é aceita pelas companhias filiadas ao Setap. Universitários da rede privada que são bolsistas e que comprovem baixa renda também estão inclusos no programa que faz parte do Acolher Amapá, política pública estadual que engloba ações voltadas para atender a população em situação de vulnerabilidade social.