Josiel Alcolumbre – Jornalista

O Dia Internacional da Mulher, comemorado hoje, dia 8 de março, é uma data muito importante  no calendário mundial. É um momento de reflexão sobre a luta e as conquistas das mulheres, principalmente por igualdade e respeito ao longo da história.

A ONU – Organização das Nações Unidas – declarou o ano de 1975 como o “Ano Internacional da Mulher” e, foi a partir desse ano que o 8 de março foi oficializado como Dia Internacional da Mulher.

Assim, anualmente, homens e mulheres de todas as idades vão às ruas nessa data para manifestarem apoio às conquistas e lutarem por mais direitos e respeito.

Apesar de já estarmos no século XXI muitas mulheres enfrentam dificuldades em ter direitos básicos garantidos ao redor do mundo. Desde casos mais extremos, como países árabes que imputam uma série de proibições às mulheres, inclusive do direito de ir e vir, até países mais liberais, como o Brasil, onde o machismo estrutural ainda afeta o dia a dia das mulheres.

Por isso a data é tão importante, pois ela faz com que o mundo pare por um dia para ouvir o que as mulheres têm a dizer e, a cada pequena intervenção, as mudanças necessárias vão acontecendo na sociedade.

No Amapá se observa um esforço muito grande dos governantes, de todas as áreas político-administrativas, para que a mulher se estabeleça à frente dos cargos de mando e tenha, por outro lado, a certeza de que pode viver como quiser e lhe parecer mais adequado.

Mesmo assim, as mulheres ainda são alvo de homens que não aceitam decisões tomadas por mulheres, se valendo da sua condição física para maltratar as mulheres, cometendo crimes e tornando o balanço de vida mais violento.

Essas mudanças também precisam acontecer!