Só nos primeiros 5 dias com a nova experiência, 200 pacientes foram encaminhados às UBS’s e UPA’s.

Durante a triagem, em apenas 5 dias 200 pacientes de baixo risco foram direcionados para as Unidades Básicas de Saúde (UBS) (Foto: Netto Lacerda/GEA).

O Governo do Amapá disponibilizou na Sala de Classificação de Risco Clínico do Hospital de Emergências (HE) um médico que, após realizar uma pré-consulta, encaminha os casos identificados como de baixa complexidade para as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s). Em apenas cinco dias, cerca de 200 pacientes foram direcionados para esses locais.

A estratégia desafoga o fluxo de atendimentos no HE que, prioritariamente, atende casos de média e alta complexidade, ou seja, situações graves que requerem atendimento rápido, sem desassistir qualquer cidadão que procure a unidade de saúde.

A Sala de Classificação de Risco Clínico é onde acontece o primeiro acolhimento dos pacientes. O Hospital de Emergência utiliza como método de triagem o Protocolo Manchester. Trata-se de uma tabela de cores que identifica o nível de gravidade dos sintomas. Após este primeiro acolhimento, os usuários são atendidos de acordo com o quadro clínico.

Veja o que representa cada cor do Protocolo Manchester:

Vermelho – nível máximo de urgência;

Laranja – muito urgente;

Amarelo – gravidade moderada;

Verde – menor gravidade;

Azul – atendimentos simples.

O diretor do hospital acrescenta que, geralmente, um enfermeiro é responsável por checar os sinais vitais na Sala de Classificação de Risco, agora, com o suporte do médico, o objetivo é reforçar o acolhimento, já que também há a pré-consulta.

Acrescenta ainda, que o hospital é referência para atendimentos no Amapá e que atende todos os municípios do estado e também de regiões ribeirinhas do Pará.

 Atendimentos e cirurgias 

O Governo do Amapá garantiu a realização de 485 cirurgias somente no mês de fevereiro no HE. Cerca de 62% dos registros foram de cirurgias ortopédicas, que somam mais de 300 operações. Os dados são da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e mostram que houve um aumento de 16% nos procedimentos em relação ao mesmo período do ano anterior.

 Investimento

Reconhecendo a saúde pública como pauta prioritária dentro do planejamento de políticas públicas, o Governo do Estado revitalizou, ampliou e reformou 83 espaços do HE, desde 2023. O investimento, de mais de R$ 5 milhões, permitiu realizar obras de intervenção, amenizando problemas crônicos na infraestrutura da unidade, garantindo mais dignidade no atendimento aos pacientes. Os recursos são do Tesouro Estadual.