Em homenagem ao Padroeiro de Macapá haverá celebração de missas, carreatas e procissão.

O dia de São José será festejado na próxima terça-feira, dia 19 de março. A festividade realizada para o padroeiro de Macapá e de todo o Estado do Amapá vem para a sua 263 ª edição com muita fé dos fiéis e tradição do povo.

As programações religiosas vêm acontecendo desde o dia 20 de fevereiro, com a peregrinação da imagem do santo por instituições públicas. A partir de amanhã, sábado, 16/03, o evento contará com celebrações especiais até o ponto alto, dia 19 de março, Dia de São José.

A procissão será realizada para a igreja de Jesus de Nazaré e a missa na Catedral será o ato de encerramento das festividades do padroeiro (Foto: Alexandra Flexa/GEA).

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) destinou estrutura, sonorização e transporte para a celebração, que terá missas em espaços abertos, carreata e passeatas pelas ruas da capital, além de bingos e sorteios de brindes. A ideia é fortalecer as tradições culturais e religiosas centenárias, que integram a identidade da população. A atividade é organizada pela Diocese de Macapá.

Em 2024, a programação traz o tema “Filho… Olha, teu pai e eu andávamos a tua procura”, que busca a reflexão sobre os ensinamentos e o exemplo de José, reforçados pelo lema “Com São José procuramos Jesus, para encontrá-lo nos irmãos e irmãs”.

Para os fiéis, este ano, a mensagem chama a atenção das pessoas para os valores de amor ao próximo e de que Jesus também está em nossos irmãos. A celebração de mais um ano de devoção busca fortalecer a base familiar com os ensinos da Sagrada Família.

 Dia de São José

A festividade do padroeiro da capital amapaense celebra 263 anos de fé e devoção. A tradição religiosa data desde a fundação da Vila de Macapá, em 1758. Já a construção da igreja dedicada ao santo, veio três anos depois, em 1761, quando se deu início ao festejo.

Como parte da programação em homenagem ao padroeiro, no domingo, 17, às 10h, haverá uma missa no Parque do Forte, na orla da cidade, em frente ao monumento de São José. Este é o terceiro ano consecutivo que a igreja realiza a celebração no local. A programação que começou em fevereiro segue até o dia 19 de março, tendo como ponto alto a missa solene e a procissão até a igreja de Jesus de Nazaré. O encerramento será com missa na catedral de São José, na rua General Gurjão.