Investimento de R$ 129 milhões, 5 andares de obra que levou o MS a classificar o novo HE como hospital de grande porte.

A área onde que está sendo prepara para receber a obra fica no centro da cidade e foi uma negociação feita diretamente pelo senador Davi com o alto comando do Exército que detinha os direitos de uso da área. (Foto: Kleber Wandel/Grito).

O governador Clécio Luís e o senador Davi Alcolumbre estiveram domingo pela manhã, 17/03, realizando uma inspeção na área onde será construído o novo Hospital de Emergência (HE), uma das propostas do Plano de Governo, que coloca a saúde como primeira prioridade da gestão.

Na segunda-feira, 18/03, conforme o cronograma aprovado, foram iniciados os trabalhos com a preparação do terreno. Os serviços atuais constam de limpeza, retirada de entulhos e montagem do canteiro de obras. O investimento previsto até a conclusão da obra alcança o total de R$ 129 milhões e, até o momento, é a maior obra da saúde pública do estado.

“Estamos aqui visitando o canteiro de obras e segunda-feira, dia 18/03, ficará marcada como o dia do início da construção do novo hospital de emergência que, após 50 anos, terá um novo prédio”, pontuou o governador.

O senador Davi Alcolumbre, autor da emenda que garantiu os recursos para a obra, também foi o responsável pela articulação para o uso da área articulou a área, no centro da cidade e que foi cedida pelo Exército Brasileiro.

“É uma satisfação muito grande sabermos que os trabalhos estão começando nessa obra que é sonhada há muitos anos por todos os amapaenses. Um esforço imenso foi feito em Brasília, que agora é realidade”, destacou o senador

Inaugurado na década de 1970, o atual HE se tornou pequeno para atender à procura e às necessidades da população. O novo hospital será construído em uma área de 15 mil metros quadrados, e terá cinco andares.

Serão 212 leitos, 6 salas no centro cirúrgico de multe especialidades, central de diagnóstico por imagem, serviços de diálises, apoio técnico, área administrativa e heliporto.

O novo HE continuará sendo a porta de entrada de casos de urgência e emergência do Sistema Único de Saúde (SUS), e atendendo como retaguarda os casos de alta complexidade. A unidade foi enquadrada pelo Ministério da Saúde (MS) na categoria Hospital de Grande Porte.