Celebrado no dia 19 de abril, o Dia do Exército em Macapá contou com a presença de autoridades dos poderes do Estado

A 22.ª Brigada de Infantaria e Selva tem a missão de manter permanente eficiência operacional na faixa de fronteira Norte da Amazônia Oriental (Foto: Diário do Amapá).

O Dia do Exército é celebrado em 19 de abril em memória da Batalha dos Guararapes, que ocorreu em 19 de abril de 1648, no estado de Pernambuco.

Oficialmente entende-se que o Exército Brasileiro surgiu com a independência do Brasil, em 1822. A transformação de nosso país em nação independente fez com que as forças que formavam o Exército Português aqui se fragmentassem, e uma parte delas deu origem ao nosso Exército.

Durante a celebração, o comandante da 22ª Brigada de Infantaria de Selva, o general de Brigada Roberto Furtado Batista, apresentou a tropa e conduziu os demais ritos da celebração. A autoridade militar agradeceu o apoio das instituições representadas, no processo de fortalecimento da 22ª Brigada.

Sobre a Brigada da Foz do Amazonas

Inaugurada em janeiro de 2018, e localizada no bairro Alvorada, em Macapá, a 22ª Brigada de Infantaria de Selva possui cerca de mil militares no Amapá. A 22ª Brigada de Infantaria e Selva tem a missão de manter permanente eficiência operacional para cooperar na manutenção da soberania do Brasil na faixa de fronteira Norte da Amazônia Oriental, participando do combate aos crimes transnacionais e ambientais transfronteiriços e cooperando com o desenvolvimento regional e a Defesa Civil, nas áreas do Amapá, Pará e Oeste do Maranhão.