Após bater recorde de alta, o nível do Guaíba, em Porto Alegre, caiu 20 centímetros até o último balanço divulgado na quarta-feira e atingiu o menor patamar desde sábado. O lago, contudo, segue acima do limite de inundação. Os temporais no estado afetaram 85% dos municípios e deixaram ao menos 100 mortos, 130 desaparecidos e 163 mil desalojados ou desabrigados.

TAXA CELIC

O Comitê de Política Monetária do Banco Central baixou em 0,25 ponto percentual a taxa básica de juros, que agora está em 10,5% ao ano. A sétima redução seguida foi a menor desde o início da flexibilização da Selic, em julho de 2023, quando ela estava em 13,25% ao ano. A decisão do colegiado foi dividida. A principal justificativa do comitê foi o aumento das incertezas no cenário externo e o risco fiscal aumentado no Brasil.

PEC DO QUINQUÊNIO

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, retirou a PEC do Quinquênio da pauta de votações. De iniciativa do próprio senador, o projeto prevê um adicional de 5% do salário a cada cinco anos para membros da elite do Poder Judiciário brasileiro. Segundo o parlamentar, a decisão foi motivada pela calamidade no Rio Grande do Sul. A estimativa é que a PEC, se aprovada, custe R$ 80 bilhões aos cofres brasileiros até 2026.

 MAIORIA

Já está formada a maioria no Supremo Tribunal Federal (STF) para declarar inconstitucional dispositivos da lei estadual 9.323/2011, da Paraíba, que estabelecia a proibição de corte de energia e/ou água por falta de pagamento, sem que o consumidor seja avisado previamente.

CENSO PREVIDENCIÁRIO

No dia 8 de maio que foi reiniciado o Censo Previdenciário para os mais de 28 mil funcionários públicos do Executivo Estadual. A medida é voltada para trabalhadores da gestão estadual, civis e militares, além de aposentados e pensionistas. Quem já iniciou ou concluiu o procedimento, não precisa refazer o recenseamento. Aqueles servidores que não concluíram o cadastro das informações e estão com pendências, precisam fazer a inserção dos dados e documentos no site do Amapá Previdência (Amprev) até o dia 31 de julho. O procedimento acontece pela internet.

QUALIFICA AMAPÁ

Foi lançado na quinta-feira, dia 9, o programa “Qualifica Amapá”, ação que integra o Plano de Governo para geração de emprego e renda, com qualificação profissional, que irá beneficiar 1,5 mil pessoas. O programa irá fornecer 91 cursos de capacitação com objetivo de facilitar o acesso e permanência no mercado de trabalho, além de estimular o empreendedorismo nos 16 municípios. O programa já conta R$ 2,4 milhões.