Os formandos receberam grau de engenheiro agrônomo e bacharel em Matemática, dois dos objetivos do Campus.

Os anos de dedicação aos estudos são recompensados quando chega o sonhado diploma. Essa é a sensação dos formandos do Campus Território dos Lagos, da Universidade do Estado Amapá (Ueap).

Essa foi a segunda cerimônia de outorga de grau realizada pela Ueap no Campus Avançado do Município de Amapá (Foto: Arthur Iúdice/Ueap).

Na sexta-feira, 21/06, os acadêmicos de engenharia agronômica e matemática, em sessão solene, receberam o diploma de nível superior.

Desde a criação em 2018, esta é a segunda formatura realizada no campus, que fica localizado no município de Amapá, região que tem vocação para o setor agropecuário. Em 2023, aquele campus da UEAP foi ampliado e passou a contar com um novo campus tecnológico.

Essa é a primeira vez que o curso de engenharia agronômica, implantado há 6 anos, realiza a solenidade de formatura. São três novos profissionais na área. Outros dois são do curso de licenciatura em matemática.

Para o formando Adriano do Ó, é uma satisfação poder ser pioneiro em engenharia agronômica dentro da universidade, e a profissão escolhida é um orgulho para ele e toda a família que mora na região.

A outorga desses novos profissionais certamente há de contribuir com o desenvolvimento da região e, especialmente do município de Amapá. A tendência é que os novos profissionais possam aplicar na própria comunidade, a qualificação técnica que receberam, contribuindo com o desenvolvimento do município.

No curso de licenciatura em matemática, essa é a terceira turma a se formar na instituição, que já havia outorgado outros 23 alunos. Criado há 6 anos, o curso tem uma importância estratégica para o suprimento de carência de professores da disciplina em todo o interior do Estado.

Além dos alunos, estiveram presentes na celebração os professores que fizeram parte da caminhada desses acadêmicos ao longo dos últimos anos. Cheia de orgulho, a professora do curso de engenharia agronômica, Alana Sobrinho, descreveu os desafios enfrentados ao longo da trajetória desses alunos. Além de prestigiar esse momento histórico, a docente foi escolhida como paraninfa da turma de formandos.

 Campus Território dos Lagos

O campus da Ueap na região dos lagos foi criado com intuito de preparar mão de obra qualificada e focada nas potencialidades econômicas da região, principalmente relacionadas ao setor agropecuário. Em 2023, foi inaugurado prédio próprio do campus, que conta com auditório, salas de aulas e seis laboratórios.