O CEP Walkiria Lima integra o sistema de educação do Governo do Amapá e faz parte da história local da música

No sábado, dia 25, o Centro de Educação Profissional em Música Walkíria Lima, de Macapá, completou 73 anos. O Centro, que integra o sistema de educação do Governo do Estado, sendo um dos mais importantes órgãos do sistema  para a história da música amapaense, e contribuindo para a formação de profissionais da música, desde a sua fundação, em 1952.

O espaço é um dos mais importantes da história da música no Estado do Amapá (foto: Secom/GEA).

Inicialmente chamado de Conservatório Amapaense de Música, o centro foi fundado pelo governador do Território Federal do Amapá, Janary Nunes e contando com três professores, incluindo o Mestre Oscar Santos, que lecionava piano e foi um dos principais responsáveis pelo sucesso da instituição.

Além de descendente do fundador, Socorro Santos também foi aluna da instituição na fase inicial, se profissionalizando em piano e eventualmente dirigindo o espaço em 1996, quando já era chamado de Escola de Música Walkíria Lima. Nesta época, os cursos foram ampliados para contemplar mais instrumentos e músicas populares.

Em 2007, o espaço se tornou oficialmente o Centro de Educação Profissional em Música Walkíria Lima. Passaram por ele nomes como João Amorim, Hanna Paulino, Brenda Zeni e outros músicos amapaenses.

 Centro de Música Walkíria Lima em 2025

Hoje, o centro atende mais de 600 alunos em cursos de Canto, Regência e mais de 11 modalidades de instrumentos musicais, incluindo violão, piano, bateria, saxofone, violino, entre outros.

Em 2024, o centro promoveu a primeira edição do Festival Amazônia EcoMúsica, com mais de 24 atrações nacionais e internacionais, oficinas e workshops. A expectativa é que neste ano o Festival realize a sua segunda edição.

Para estudar no Centro Walkíria Lima, o estudante deve se inscrever no edital de matrícula, que em 2025 será aberto em fevereiro e divulgado na agência de notícias e nas redes sociais do Governo do Amapá e da Secretaria de Estado da Educação (Seed).