Tabagismo, isolamento social e alguns ingredientes da dieta são alguns dos fatores que podem causar o envelhecimento precoce.

Quando se fala em envelhecimento, muitas pessoas buscam maneiras alternativas para adiar os efeitos físicos através de procedimentos estéticos, como o botox. No entanto, existem métodos simples que podem ajudar a retardar o processo, como a prática regular de exercícios físicos.
Além disso, evitar certos hábitos cotidianos, que podem provocar o envelhecimento, também é uma boa solução.
Um site especializado preparou uma lista com os cinco hábitos que devem ser evitados por quem prefere não acelerar o processo de envelhecimento.

1. Isolamento social
Muitos especialistas indicam que a atividade física é benéfica para quem está ficando mais velho, já que mantém o corpo em forma e ajuda a evitar algumas doenças. No entanto, eles também alertam que a maioria das pessoas se preocupa muito com a saúde física e se esquece da mente, fator importantíssimo para um envelhecimento saudável.
A prática de atividades intelectuais, especialmente em grupo, pode prevenir o declínio cognitivo já que estimula o cérebro. Assim, é necessário evitar o isolamento social para garantir um envelhecimento saudável.
Já começamos a perceber que não é apenas comida e exercício que é importante. O mundo social em que vivemos é realmente importante. Conectividade social e amizades saudáveis tanto dentro e fora do ambiente familiar e entre gerações diferentes são etapas muito importantes.

2. Guardar ressentimentos
Um estudo publicado em 2011 mostrou um vínculo entre o aumento no nível de cortisol, conhecido como hormônio do stress, e o hábito de guardar sentimentos negativos, como raiva e ressentimento. Segundo os pesquisadores, quando os hormônios passam muito tempo fora do equilíbrio, isso pode causar estresse crônico, que acelera o envelhecimento celular e potencialmente aumenta o risco de doenças como o Alzheimer.

3. Ficar acordado até tarde
Um estudo recente sugeriu que adiar com frequência o horário de descanso pode aumentar o risco de morte precoce e também pode causar disfunção metabólica, prejudicando o funcionamento do corpo.
Os especialistas em sono afirmam que o cérebro necessita de uma boa noite de sono para se recuperar das atividades diárias. Durante uma boa noite de sono, seu corpo trabalha para remover as células mortas, abre caminho para que novas sinapses ocorram e para que novas células sanguíneas e cerebrais possam substituir as antigas.
Além disso, dermatologistas indicam que o sono adequado é importante para evitar efeitos prejudiciais, como olheiras, pele desidratada, aumento de rugas, entre outros problemas dermatológicos.

4. Gordura na dieta
A gordura é necessária para a dieta, mas é preciso tomar cuidado com a quantidade e o tipo de gordura ingerida diariamente.
Óleos de ômega 3 são saudáveis para o coração e são encontrados em peixes oleosos e certos tipos de nozes que mantêm a pele macia, evitando assim as rugas, e aumentam a saúde do coração e do cérebro também.
Por outro lado, fica o alerta: os açúcares adicionados em alguns desses produtos podem contribuir para o envelhecimento da pele. Por isso, reduzir e evitar o consumo de alimentos processados, sempre que possível, é fundamental para não acelerar o envelhecimento.

5. Tabagismo
Além de aumentar o risco de câncer de pulmão, o cigarro também afeta os dentes e a pele, que costumam apresentar sinais evidentes do envelhecimento. Ao fumar, as pessoas tencionam a boca, o que, a longo prazo, pode provocar rugas por causa do movimento repetitivo.
Outro problema com o cigarro e derivados do fumo é a fumaça, que atinge não só os fumantes, mas as pessoas que estão ao redor. A fumaça leva ao aumento de espécies reativas de oxigênio – como os radicais livres – em sua pele, provocando o envelhecimento.