No período das eleições todos nós ouvimos falar sobre o quanto é importante escolher bem os candidatos em quem pretendemos votar, afinal, são eles os principais responsáveis pelo futuro de nosso Estado nos próximos quatro anos. Mas como fazer essa escolha? Como decidir entre tantos candidatos e partidos? Sabemos que não é um processo tão simples, muito embora existam critérios para serem levados em conta na hora de votar e que vamos chamar de princípios.
PRIMEIRO PRINCÍPIO
Procure conhecer o passado, as ideias e valores do candidato ou candidata. Se ele já se envolveu em escândalos de corrupção, comprou votos, foi cassado pela Justiça, renunciou ao mandato para escapar de punição, se aliou a grupos envolvidos com essas práticas, já lhe enganou alguma vez durante a eleição, se tentou comprar o seu voto com cesta básica ou mesmo dinheiro: simplesmente não vote nele.
SEGUNDO PRINCÍPIO
Não basta que o candidato tenha ficha limpa. É preciso conhecer as intenções e propósitos de cada candidato: de onde vem o financiamento de sua campanha, quem ele realmente vai representar. Se informe. Exija do candidato uma vida honrada, do mesmo jeito com que você procura conduzir a sua vida. Não dê oportunidade para quem você sabe que não merece.
TERCEIRO PRINCÍPIO
Procure conhecer a lei eleitoral: se tiver oportunidade participe de palestras, reuniões e debates. Sua vida em comunidade exige que você esteja mais informado sobre assuntos tão importantes. Ajude na aplicação da Lei da Ficha Limpa, fazendo parte de grupo ou organização social, seja na sua associação, na igreja que frequenta, na Ordem dos Advogados do Brasil ou em outra qualquer entidade que busque a eleição limpa.
QUARTO PRINCÍPIO
Denuncie a compra de votos. Quando uma pessoa aceita um benefício em troca de seu voto se condena a viver sem emprego, educação, segurança pública, esporte, lazer. Assim o remédio hoje recebido em troca do voto poderá mais tarde custar a falta do hospital que poderia salvar a sua vida ou de seu filho. Denuncie o desvio de recursos públicos para fins eleitorais. É muito grave que um candidato se utilize de bens e serviços públicos para ganhar eleição.
QUINTO PRINCÍPIO
Tire fotos, grave ou filme se notar qualquer sinal de compra de voto ou de apoio eleitoral, pagos com dinheiro público, pois ajuda a comprovar a irregularidade na denúncia ao Juízo Eleitoral, ao Ministério Público ou até mesmo à Polícia. Não vote em pessoas que mudam de partido, como “quem muda de roupa”. Ao votar no candidato não estamos votando só na pessoa, mas no partido, ajudando a eleger outros candidatos do mesmo partido ou coligação: por isso saiba quem são os outros candidatos da legenda.