Waldez Góes, governador do Estado e presidente do PDT do Amapá, oficializou o apoio incondicional à candidatura de Luís Inácio Lula da Silva. Um comunicado foi enviado do Amapá à presidente nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann, na segunda-feira, dia 30. O apoio também está garantido para qualquer outro candidato que represente o PT nas eleições presidenciais, já desde o primeiro turno. A carta é assinada pelo próprio Waldez Góes, presidente do PDT no Estado, que é candidato à reeleição ao cargo de governador.

PROBLEMA NO SISTEMA DE ESGOTO DO MACAPABA
Moradores do Conjunto Cidade Macapaba, em Macapá, são obrigados a conviver com o mau cheiro provocado pelo esgoto que transborda durante as 24 horas do dia. Afirmam que o problema está localizado no Macapaba 1 e persiste por mais de um ano. Algumas unidades da segunda fase, o Macapaba 2, inaugurada recentemente, já começaram a apresentar o mesmo transtorno. Os pontos de vazamento do Macapaba 1, entretanto, ainda são os piores.

JUSTIÇA PELA PAZ EM CASA
O Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) se prepara para a 11ª Semana do Programa Nacional Justiça pela Paz em Casa, a ser realizada de 20 a 24 de agosto – mês em que a Lei 11.340/2006, Lei Maria da Penha, completa 12 anos de vigência. O Juizado Especial da Violência Doméstica contra Mulher da Comarca de Macapá atuará em duas frentes: intensificando as audiências de instrução e julgamento; e realizando círculos de diálogos com mulheres e homens que protagonizaram conflitos familiares.

RETA FINAL DAS CONVENÇÕES
Na reta final para o prazo das convenções, os partidos que ainda não se definiram terão até domingo prazo para realizar as convenções indicando candidatos e definindo coligações. Pelo menos cinco deles dão indicação que vão oficializar candidatura ao Setentrião. Os outros devem decidir como irão para a campanha que começa dia 16 de agosto. Até agora o DEMOCRATAS, o PDT, o PSB, o PSL e o PSTU, este com chapa “puro sangue” estão com candidatos ao cargo de governador do Estado.

SEMINÁRIO DE DIREITO ELEITORAL
O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), através da Escola Judiciária Eleitoral, realiza nos dias 9 e 10 de agosto, no auditório da Justiça Eleitoral, centro de Macapá, o “2.º Seminário de Direito Eleitoral no Amapá”, para as eleições gerais de 2018. O evento é aberto para a sociedade e será ministrado por magistrados e profissionais reconhecidos pelos trabalhos desenvolvidos na área eleitoral. As inscrições para o evento podem ser feitas, via internet, em link próprio e que está na página do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá.

PRAZO PARA ATA DAS CONVENÇÕES
O Ministério Público Eleitoral (MP Eleitoral) expediu recomendação, na última semana, orientando os partidos políticos do Amapá que observem a forma e o prazo para entrega da ata das convenções partidárias ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Segundo a legislação eleitoral, as atas devem ser registradas em sistema específico, criado pelo Tribunal Superior Eleitoral, e entregues até o dia seguinte ao da realização da convenção.