Os projetos selecionados foram: “Aonde já?”; “Fale com André”; “Esclarece aqui”; “Funcionário do Mês” e “Precisava?”.
Após três dias de intensa programação, encerrou no domingo, dia 9, a primeira edição do Amapá HackFest, evento que contou com uma série de palestras, oficinas e a maratona hacker, em que os participantes puderam desenvolver ideias e trocar experiências em busca de soluções tecnológicas para combater a corrupção.
Todas as atividades foram realizadas na sede da Procuradoria-Geral de Justiça do Ministério Público do Amapá, localizada no bairro Araxá.
O resultado do trabalho foi apresentado no domingo pelas sete equipes participantes da maratona hacker.
Vejamos um pouco do que foi desenvolvido pelos participantes, através de sugestões de aplicativos ou jogos, que possam atuar na promoção do controle e conscientização social quanto aos gastos públicos:
“Aonde já?”– é o nome de um projeto de utilização de chatbot para reportar o uso indevido de veículos públicos;
“RectQuiz” – trata-se de um Quis educacional sobre corrupção, denúncia e avaliação de serviços públicos dentro de um aplicativo web;
“X Assédio” – um canal para alerta de assédio moral ou sexual na rede pública de ensino;
“Fale com o André”, um assistente norteador de denúncias e reclamações na área da saúde, desenvolvida pela equipe do MP de Santa Catarina.
Foram apresentados, ainda, o “Esclarece Aqui”, sistema para solicitação de esclarecimentos acerca de obras públicas paradas, e o “Precisava?”, uma plataforma que permite o acesso à informação de parlamentares e opinar sobre os gastos com o mandato. O usuário pode expressar sua satisfação através de reações no próprio aplicativo.
A comissão julgadora, formada pelos especialistas: Paulo Bezerra, auditor do Tribunal de Contas da União (TCU); Nair Mota, controladora-geral do Município de Macapá; Manoel Edi, promotor de Justiça do MP-AP; Frederico Amaro, analista de Tecnologia da Informação do MP-AP, e Lutiano Silva, diretor presidente do Prodap selecionou cinco projetos para a etapa seguinte.
Essa etapa consistiu no aprimoramento da ideia e aperfeiçoamentos necessários ao pleno funcionamento dos aplicativos. As equipes terão até o dia 19 de dezembro para apresentar a versão final.
Os projetos selecionados foram: “Aonde já?”; “Fale com André”; “Esclarece aqui”; “Funcionário do Mês” e “Precisava?”.
Houve também a entrega de Menção Honrosa ao projeto “Precisava?”, vencedor na categoria “voto popular”, oportunidade dada a todos os participantes e presentes na plenária final, que puderam opinar sobre as iniciativas apresentadas.