O evento foi realizado no espaço multiuso de um shopping da Capital, no centro da Cidade
A Exposição “O Meio Ambiente e a Inclusão Escolar e Social de Pessoas com Autismo” encerrou com os agradecimentos aos órgãos responsáveis por viabilizar a mostra.
Durante três dias, 28, 29 e 30, no espaço multiuso de um shopping da Capital, o resultado da dedicação aos portadores de autismo e outras deficiências ficaram expostos e foram comercializados, comprovando que o meio ambiente pode ser um caminho para socialização de pessoas com dificuldades.
A mostra é uma atividade de educação ambiental, proposta pelo Ministério Público do Amapá para incentivar educadores e famílias a buscarem no meio ambiente uma alternativa para a inclusão de pessoas com autismo.
Foram beneficiados três projetos, que já estavam em andamento, mas precisavam de apoio para que não parassem, e os alunos regredissem. As multas de infrações contra o meio ambiente foram transformadas em material para incentivar as atividades de educação ambiental com os beneficiados.
Dois dos jovens participantes receberam como doação, para incentivar a produção, camisas, material didático, mesa para desenho e impressão da cartilha. Isso só foi possível pela destinação do resultado de Termos de Ajustamento de Conduta (TAC) para compensar o meio ambiente com ações educativas e de conscientização para a preservação.
Do município de Santana, 35 alunos com autismo e outras deficiências, de quatro escolas estaduais participaram do projeto “Por Trás das Lentes”, e foram fotografados interagindo com o meio ambiente, evidenciando que o relacionamento entre o homem e a natureza, e o respeito, são essenciais para a sobrevivência de ambos.
O prefeito de Macapá, Clécio Luis, destacou a sensibilidade de agentes públicos vinculados ao MP do Amapá em incentivar as atividades de educação ambiental voltada para pessoas especiais, e que além do apoio de professores e familiares, também precisam desse tipo de apoio.
Artistas portadores de autismo foram revelados durante a exposição, como Arthur Tavares, 12 anos, que durante a abertura do evento apresentou uma coreografia com a música Planeta Água, de Guilherme Arantes, que emocionou os presentes.
No encerramento foi a vez de Oswaldo Neto, de 9 anos, portador de autismo leve, que interpretou canções nacionais e internacional.
“Foi um evento movido a sentimentos, emocionante e com gratas surpresas, como o Arthur e o Oswaldo, que são talentosos e precisam de espaço para mostrar suas habilidades. Quero fazer um agradecimento especial à direção do Macapá Shopping, por disponibilizar a área onde foi realizada a exposição e apresentações, pois com a parceria foi possível concretizar este sonho”, finalizou a promotora Ivana Cei.