O Censo Escolar Municipal inicia mais uma etapa no processo de coleta das informações dos alunos que foram declarados na matrícula inicial do Censo Escolar 2018 da rede de educação de Macapá.
Na semana que passou secretários escolares da zona urbana participaram de formação para a fase que trata da coleta do rendimento e movimento dos alunos.
A coleta de dados é o módulo de situação do estudante e trata-se da segunda etapa do Censo Escolar 2018. Ela reúne informações sobre o rendimento, a escola declara a condição de aprovado e reprovado e o movimento do aluno, indica se ele é transferido, deixou de frequentar ou é falecido.
Os dados são informados pelo sistema EducaCenso e servem para o cálculo das taxas de aprovação e abandono escolar, fundamentais para o conhecimento do rendimento escolar; acompanhamento das metas do Plano Nacional de Educação (PNE) e do Cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica da Educação (Ideb).
“Esse processo é importante para garantir a apresentação dos dados dos nossos alunos no sistema do Censo Escolar. Essa etapa ainda é referente ao ano de 2018 e deve ser feita a partir dos diários de classe e das atas de resultados finais, preenchidos nas escolas durante todo o ano”, explica a representante da Divisão de Pesquisa Educacional e Informática, Eliane Pires.
Dia 31 de janeiro será a vez das escolas do campo passarem pela formação para o preenchimento dos dados obtidos no sistema do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Segundo o cronograma, a publicação final dos resultados ficará disponível dia 10 de maio.