O mês de janeiro se mostrou chuvoso muito embora não tenha alcançado índices esperados pela população. Mesmo assim as vias de Macapá já começaram apresentar buracos em diversos pontos. Segundo os técnicos da Secretária Municipal de Obras a questão está muito mais ligada às condições do pavimento do que à intensidade das chuvas. Se for assim então será preciso trocar o pavimento para depois colocar asfalto, caso contrário é “jogar dinheiro pelo bueiro”.
ORLA EM PERIGO
Uma das partes da cidade que precisa, urgentemente, de uma ação restauradora do Governo do Estado é aquela que estão na orla entre os canais do Perpetuo Socorro e do Jandiá. Em toda a extensão da orla os problemas se acentuam com a queda da barreira que protege o pavimento das águas, do balaústre de sustentação, da calçada de proteção, do meio fio, da linha d’água, do pavimento e do asfalto. O prejuízo se amontoa e pode se tonar gigante.
SINALIZAÇÃO
Continua precária a sinalização horizontal e vertical das vias de Macapá. As faixas de pedestre, em muitos cruzamentos, estão completamente apagadas. Com o início das aulas e o aumento de pedestres com necessidade de atravessar ruas, o problema será mais sentido. A CTMac está prometendo realizar os serviços, mas, ao que parece, não tem conseguido ou, pelo menos a velocidade com que tenta resolver a questão não tem sido suficiente.
RODOVIA JK
A Rodovia JK, ligando Macapá ao balneário da Fazendinha, com menos de 12 km, tem uma grande parte na área urbana de Macapá e recebe um dos maiores fluxos de veículos no Estado, pois, além disso, tem vários condomínios em sua extensão. Mesmo assim é uma rodovia maltratada e que, quase sempre está com o canteiro tomado pelo serrado e com a sinalização vertical completamente encoberta pela vegetação. É preciso resolver essa questão e a sinalização onde o retorno e permitido.
ALBANIZE COLARES
A advogada Albanize Colares assumiu a Secretária de Estado da Inclusão e Mobilização Social. O bom relacionamento que estabeleceu a credencia para ser uma gestora eficiente, com os funcionários da Secretaria tendo boas expectativas quanto aos resultados que poderão alcançar. A população está esperando uma Albanize como a do Procon e não como aquela que dirigiu a FCRIA.
TRAPICHE ELIEZER LEVI
Completamente fora de rota, um dos pontos mais importantes para o turismo local, o Trapiche Eliezer Levy continua sem ser utilizado pela população. Os motivos da interdição não justificam a importância do equipamento. Cheio de história e importante para a frente da cidade, o Trapiche Eliezer Levy ainda carrega romantismo, dando oportunidade para que haja contemplação da cidade a partir de um ponto que fica fora dela e sobre as águas. Que tal liberar o trapiche?