O serviço de emissão da 1ª e 2ª via da carteira de identidade está suspenso desde o dia 12 de fevereiro, em todas as unidades da rede do Serviço Integrado de Atendimento ao Cidadão (Siac/Super Fácil), no Amapá. A suspensão temporária deve durar mais duas ou três semanas. Um aviso foi colocado na portaria de todas as unidades Super Fácil do Estado por orientação da Polícia Técnico-Científica (Politec) do Amapá.

ZONA FRANCA VERDE
Se depender do deputado federal Luiz Carlos (PSDB-AP), os benefícios da Zona Franca Verde serão estendidos a outros municípios do Amapá. A ideia será discutida pelo parlamentar com a bancada federal, e poderá virar uma proposta a ser votada no Congresso Nacional. Depois de sete anos engavetado, o decreto que regulamentava a Zona Franca Verde do Amapá foi assinado pela então presidente Dilma Rousseff (PT), em dezembro de 2015.

CUTIAS
Prontas desde maio do ano passado, 48 unidades habitacionais no município de Cutias do Araguari ainda não foram entregues pela prefeitura à população. O problema é que não há água potável, nem energia elétrica nas casas. Pra resolver a questão, o Ministério Público do Amapá (MP-AP) teve encontro com representantes da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf), onde foram cobradas providências.

CHUVAS
Esta semana as mais de 24 horas seguidas de chuva alagaram várias ruas e avenidas de Macapá e de Santana. As autoridades garantem que o problema surgiu devido à coincidência do grande volume de chuva com a maré alta que não deixou a água escoar pelos canais. Entretanto, alguns problemas recorrentes também voltaram para as listas das autoridades, como, por exemplo, a quantidade de lixo que não é recolhida na cidade e vai para o canal.

RECLAMAÇÕES
Moradores da sede do município de Santana não se conformam com a atual situação das vias daquela cidade. Com conclusão de serviços em algumas ruas e avenidas elas foram sinalizadas e indicadas para ser um binário no sistema. Acontece que tem apenas um braço do binário, não houve paciência ou tempo para esperar para fazer o outro corredor para que pudesse ser chamado de binário. O caos está instalado.

SEM REMÉDIO
Continua sem solução o problema do Porto de Minério de Macapá. Sob a jurisdição da Companhia Docas de Santana, o porto de minério está no centro de uma disputa que envolve a estrada de ferro, o minério extraído e muita confusão. O local onde funcionou, por quase 50 anos o Porto da Icomi está completamente abandonado e com proprietário indeterminado garantindo um litígio judicial jamais esperado.