Justiça Eleitoral exibe a exposição que registra a história das eleições no Brasil.
O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), por meio da Escola Judiciária Eleitoral, apresentará nos Cartórios Eleitorais das 2ª, 6ª e 10ª Zonas a exposição “500 anos de Eleição no Brasil”.
O projeto foi criado com o intuito de mostrar para a sociedade o surgimento e a evolução das eleições no Brasil. Assim, com esta iniciativa a Justiça Eleitoral possibilitará que um número maior de pessoas tenha acesso as informações.
A exposição produzida pela EJE-TRE-AP, faz uma leitura a partir do período colonial até os dias atuais das eleições. A exposição é composta de 20 (vinte) painéis medindo 2,40m x 0,80m repleto de imagens e pequenos textos explicativos que facilitam o entendimento.
A exposição seguirá o cronograma abaixo:
Casa da Cidadania – período da exposição: 11/02 a 31/05/2019
Cartório da 10ª Zona – período da exposição: 03/06 a 06/09/2019
Cartório de Santana – período da exposição: 10/09 a 29/11/2019

“500 anos de Eleição no Brasil”
Na exposição pode-se observar como eram realizadas as primeiras eleições, como surgiram os partidos, a participação da igreja no Estado, como eram escolhidos os candidatos, quando se deu a participação da mulher e do jovem com 16 anos na vida política, como eram os primeiros títulos e modelos de urnas, quando se deu a criação da Justiça Eleitoral, qual o período da ditadura, quando ocorreram as eleições diretas, voto eletrônico, identificação biométrica e vários destaques.
Ainda, vale ressaltar que aquelas instituições que tenham interesse em sediar a exposição podem requerer a qualquer tempo junto a este Tribunal.
Vale a pena conferir!